Na minha escola, não temos sala de reuniões. Por isso, os encontros
de formação acontecem em uma sala de aula. À tarde, depois que as
crianças saem, tenho apenas vinte minutos para organizar o espaço, antes
de os professores chegarem.
Em todas as reuniões, organizo as carteiras e cadeiras em forma de
“U”. Essa disposição facilita a apresentação da leitura em voz alta para
os professores, as discussões coletivas e a visualização das
apresentações, quando utilizadas por mim. Se na pauta estiver previsto
que haverá necessidade de os professores se sentarem em grupo, o
rearranjo é feito na hora. Como no outro dia haverá aula na sala, ao
final da reunião, os professores sempre colaboram para deixar a mesma
organizada.
Procuro oferecer aos professores, uma sala limpa, arejada e
organizada, afinal de contas, eles trabalharam o dia todo e precisam
estar confortáveis para mais cem minutos de estudos e discussões.
Além de pensar na organização do espaço para o encontro, também me
preocupo em levar para a sala tudo o que será utilizado na reunião:
leitura do dia, as pautas, os materiais que serão utilizados (xerox,
materiais pedagógicos, aparelho multimídia) para não perdermos tempo.
Penso que ao preparar uma reunião em que os professores sabem o que
acontecerá do início até o final – e que percebem que há organização –
contribui muito para a prática dos mesmos, afinal de contas, é currículo
oculto que pretendo fazer chegar aos professores.
E vocês coordenadores, como organizam a sala para os encontros de formação? Vocês têm uma sala para reuniões?
Beijos, Maria Inês
Nenhum comentário:
Postar um comentário