Edu Barboza
A posteação está sendo colocada a dois metros e meio de distância da calçada. Segundo a Cosern, a rede é provisória e será retirada quando as novas redes forem implantadas
A posteação está sendo colocada a dois metros e meio de distância da calçada. Segundo a Cosern, a rede é provisória e será retirada quando as novas redes forem implantadasA empresa Lader Comércio e Serviços Elétricos, terceirizada contratada pela Cosern, está trocando os postes desde o último dia 5. O serviço será feito ao longo dos 3,4 quilômetros da rede entre os bairros de Lagoa Nova e Bom Pastor. O intuito da obra, segundo um representante da empresa que não quis se identificar, é de fazer um anel, chamado de “Linha Viva” para dar suporte energético à subestação de Lagoa Nova.
Até o final da tarde da última quinta-feira (18), de acordo com o funcionário da Lader, faltavam trocar sete postes para finalizar o serviço. A licença concedida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e aprensentada pelo funcionário da Lader dá o prazo de 30 dias, a partir do seu início, para realizar a troca de todos os postes.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE constatou a troca dos postes no trecho final da Amintas Barros, já perto do cemitério do Bom Pastor e da subestação da Companhia Hidro elétrica do São Francisco (Chesf). Enquanto os postes estavam sendo substituídos, os trabalhadores colocaram um cilindro de proteção (um metro e meio de diâmetro por 3m de altura) entre a calçada e a rua, com a finalidade de sinalização aos motoristas e pedestres que passam pela via.
Alta tensão
Segundo os trabalhadores da empresa, os postes antigos serão devolvidos para a Cosern. De forma simplificada, a Cosern explicou, por meio de nota, que a obra é uma linha de alta tensão que reforçará o sistema elétrico que atende a área central de Natal.
Questionada se essa mudança deve-se às constantes falta de energia nessa região, a assessoria de imprensa da Companhia informou apenas que “a obra tem por finalidade atender ao crescimento da demanda na região, mantendo a qualidade do fornecimento de energia elétrica”.
A Cosern disse ainda que o trecho da rede em implantação na Amintas Barros, ao lado do cemitério Bom Pastor, trata-se de um desvio provisório na rede elétrica de média tensão, necessário à implantação de novas redes elétricas, sendo uma delas destinada ao suprimento do Estádio Arena das Dunas.
Segundo a Cosern, tão logo seja concluída a implantação da nova rede, a Companhia fará a remoção da posteação provisória. Procurada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável pela fiscalização, informou que iria fazer vistoria no local, ontem, para verificar a situação.
Na parte da tarde, a reportagem da TN retomou o contato para confirmar se a fiscalização tinha sido realizada e saber quais teriam sido as constatações, nenhuma das pessoas do setor de fiscalização atendeu aos telefonemas feitos pela redação.
Da Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário