Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dicas para reunião de pais e relatórios

Algumas vezes, antes de reuniões de pais, nós conversamos a respeito do tipo de linguagem que devemos usar. É bastante comum alguns pais interpretarem errado nossas palavras e, no caso dos professores mais novos, isso é mais comum ainda. Por isso mesmo, há alguns anos a coordenadora de um dos colégios e que trabalhei deu para os professores um pequeno guia como suporte para fazermos, por exemplo, relatórios. Alguns poderiam chamar isso de eufemismo. Eu prefiro chamar de polidez na linguagem.

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios

reunião_de_pais_linguagem
Primeiro você verá a expressão que, provavelmente, está na sua cabeça. Depois, você verá a que deveria escrever.
  1. O aluno não sabe – O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
  2. Não tem limites - Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...
  3. É nervoso - Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois...
  4. Tem o costume de roubar - Apresenta dificuldades de autocontrole quando...
  5. É agressivo - Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja.
  6. É bagunceiro, relaxado, porco - Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
  7. Não sabe nada - Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver...
  8. É largado da família - Aparenta ser desassistido pela família, pois...
  9. É desobediente - Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos.Tem dificuldades em cumprir regras...
  10. É apático, distraído - Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
  11. É mentiroso - Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
  12. É fofoqueiro - Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
  13. É chiclete - É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...
  14. É sonso e dissimulado - Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
  15. É preguiçoso - Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
  16. É mimado - Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades.
  17. É deprimido, isolado, antissocial - Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
  18. É tagarela - Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
  19. Tem a boca suja - Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar
  20. Possui distúrbio de comportamento - Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...
  21. É egoísta - Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
Use estes termos como intervenções para as ações apresentadas. Isso, certamente, ressalta o trabalho do educador em sala de aula.

Um comentário: