1 Não seja o centro das atenções.
Os melhores professores são aqueles que guiam, dividem o que sabem, e
não se tornam o centro das atenções. Os estudantes é que são o objetivo
final de tudo.
2 Estude os seus alunos.
Você precisa conhecer o seu grupo, saber quem são as pessoas que você vai ensinar. Os talentos, os defeitos, as riquezas.
3 Alunos podem procurar desafios desde que você dê segurança a eles.
A aprendizagem às vezes determina alguns riscos. Se você for capaz
suficiente de dar segurança e confiança a seus alunos eles poderão
seguir e correr estes riscos. Os alunos precisam saber que você confia
neles e que eles podem confiar em você.
4 Excelentes professores são aqueles que ensinam com paixão.
A diferença entre um bom professor e um excelente professor está
exatamente na paixão com que eles atuam e não no conhecimento ou
experiência. Paixão pelo material, pelo programa, pelo ensino. O desejo é
contagioso.
5 Estudantes aprendem quando os professores mostram o quanto eles precisam aprender.
Os alunos não têm a ideia exata do que é realmente importante e o que
poderão ter de benefício com a aprendizagem. Será seu papel mostrar,
dividir, ensinar e praticar com eles.
6 Mantenha o seu programa claro e simples.
Uma das
grandes funções de um mestre é fazer as coisas complicadas parecerem
simples. A grande ação de um grande líder é exatamente fazer com que
seus seguidores lhe entendam.
7 Aprenda com os alunos.
Algumas vezes, a melhor
resposta que você pode dar a seus alunos é “não sei”. Ao invés de perder
credibilidade você mostrará humildade e reconhecimento. Mas não se
esqueça de pesquisar com eles e sanar a dúvida.
8 O ensinamento começa do coração. A melhor forma de
ensinar não é uma fórmula, é algo pessoal. Diferentes pessoas ensinam a
mesma matéria de forma diferente porque são diferentes e veem o mundo
de forma diferente. Nós ensinamos o que somos. O ato de ensinar requer
coragem para explorar o sentimento de identidade.
9 Pare de falar, comece a escutar.
Dê espaço para
seus alunos se manifestarem. Isso mostra o valor que você dá a eles. A
linguagem do escutar é muito importante e dá a você um feedback do seu
programa.
10 Deixe seus alunos ensinarem uns aos outros.
Você
não é a única pessoa com quem eles podem aprender. Eles também podem
ajudar uns aos outros. Mantenha um ambiente propício para a troca.
Fonte: Informe “A Gazeta na Sala de Aula”. Maio/2004. Ed. 58. Vitória – ES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário