Os altos índices de audiência atingidos pela novela “Avenida Brasil” têm repercutido na geração de energia do país. Nos primeiros minutos após a exibição do último capítulo da novela, nesta sexta-feira (19), é esperado um fenômeno conhecido como rampa de carga – quando várias pessoas ligam equipamentos eletrônicos ao mesmo tempo e o consumo de energia aumenta consideravelmente.
O crescimento do consumo nos oito primeiros minutos após o encerramento da novela deve ser igual ao de todo Estado do Paraná no período, segundo a ONS.
A explicação para o fenômeno está no fato de que, durante a transmissão do capítulo, os consumidores deixaram de usar outros equipamentos eletrônicos para ficar concentrados na televisão. Logo após o término da novela, quando as pessoas saíram da frente da TV e ligaram outros equipamentos eletrônicos ao mesmo tempo.
De acordo com a ONS, que gerencia o fornecimento de energia elétrica, fenômenos parecidos ocorrem em grandes eventos que concentram milhões de pessoas na frente da TV, como os jogos do Brasil na Copa do Mundo, por exemplo.
A operadora afirma que um risco de apagão no último capítulo da novela está descartado.
Do UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário