Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Diferença para 2º turno está a 4 pontos


A segunda rodada da pesquisa Ibope/InterTV Cabugi com as intenções de votos para prefeito de Natal, divulgada ontem, mostrou que o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) está com 44%. O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) aparece com 21%. Em terceiro lugar está o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) com 9%. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) aparece na pesquisa com 7%. Robério Paulino (PSOL) está com 2% e Roberto Lopes (PCB) com 1%. Brancos e nulos somaram 10% e indecisos 6%. A pesquisa Ibope está registrada na Justiça Eleitoral com o número 119/2012. Foram entrevistadas 602 pessoas, de segunda-feira até ontem. 

A segunda rodada da pesquisa aponta para possibilidade real de segundo turno em Natal, caso seja considerada a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A somatória de todos os candidatos aponta para 40% pontos, enquanto Carlos Eduardo está com 44%. Ou seja, a diferença entre eles é, exatamente, a margem de erro de 4 pontos. 

No comparativo com a primeira rodada da pesquisa Ibope/InterTV Cabugi, divulgada no dia 5 de setembro, a atual pontuação dos candidatos ocorreu dentro da margem de erro. O candidato Carlos Eduardo se manteve estável.  Hermano Morais subiu 2 pontos percentuais. Fernando Mineiro aumentou 4 pontos e Rogério Marinho aumentou 3 pontos. Robério Paulinho aumentou 1 ponto e Roberto Lopes, que não havia pontuado na pesquisa anterior, está com 1% na nova rodada.

Considerando que a possibilidade da eleição em Natal vir a ser definida em um segundo turno, já que a diferença entre o líder e os demais candidatos está dentro da margem de erros para mais ou par menos, o Ibope/InterTV Cabugi fez a simulação de votos entre os dois primeiros colocados. Por ela, se houver um segundo turno, Carlos Eduardo teria 49% e Hermano Morais 30%. 

REJEIÇÃO

A pesquisa Ibope /InterTV Cabugi também mostrou a rejeição dos candidatos. O mais rejeitado é o deputado federal Rogério Marinho, que foi citado por 24% dos entrevistados que responderam "não votariam de jeito nenhum". O segundo é Carlos Eduardo com 23%. Hermano Morais é rejeitado por 21%. Fernando Mineiro tem um índice de 19%.

Os candidatos Robério Paulino e Roberto Lopes tem rejeição de 18%, cada um. Outros 18% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos. E 12% afirmaram que não sabem ou preferem não responder. 

Comparando o índice de rejeição da pesquisa Ibope do dia 5 de setembro e a nova rodada, houve oscilações dos candidatos superior a margem de erro. A rejeição de Carlos Eduardo caiu 8 pontos. A de Rogério Marinho teve uma queda de 6 pontos. Fernando Mineiro teve uma queda na rejeição de 12 pontos. Já Hermano Morais caiu 8 pontos na rejeição. Roberto Lopes teve uma queda de 14 pontos e Robério Paulino reduziu a rejeição em 10 pontos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário