Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Shoppings natalenses esperam crescimento acima do nacional


Andrielle Mendes - Repórter

Os shoppings de Natal esperam um incremento acima da média nacional no Dia das Mães, comemorado no domingo, 13 de maio. Enquanto a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) estima um incremento médio de 8% nas vendas, shoppings como o Natal Norte Shopping projetam um incremento de até 18%. As promoções explicam em parte o otimismo. A ascensão das classes e o aumento do salário mínimo - aprovado no início do ano - também puxam as vendas para cima, segundo Edmílson Teixeira, empresário e presidente da Associação dos Lojistas do Midway Mall, que aposta num crescimento entre 10% e 15%, em relação ao mesmo período do ano passado. Outros shoppings ainda fecham os números.
Rodrigo SenaO aumento do salário mínimo e a redução dos juros deverão servir de combustíveis para o consumo
O aumento do salário mínimo e a redução dos juros deverão servir de combustíveis para o consumo

Para o comércio em geral, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) estima um incremento de 9% nas vendas - incluindo o comércio de rua. O incremento, que segue tendência nacional, é reflexo também da redução das taxas de juros, anunciada no início do mês pelos bancos públicos e privados, e pela ampliação da redução de IPI (Imposto sobre produtos industrializados) para setores como móveis, luminárias, pisos e revestimentos, explica Amauri da Fonseca Filho, presidente da CDL Natal. 

    Entre os itens mais procurados nas lojas durante as compras de Dia das Mães, segundo a Alshop, estão artigos para o lar e objetos de decoração; CDs e DVDs; bijuterias e acessórios; roupas e sapatos, além de perfumes e cosméticos. A associação espera que 50 milhões de pessoas circulem pelos mais de 802 shoppings de todo o Brasil entre os dias 11, 12 e 13 de maio. Os números "retratam o impacto do varejo dentro do mercado interno brasileiro, em razão de uma situação econômica um pouco menos expressiva do que no ano passado ", ressalta o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. 

EMPREGO

O incremento nas vendas se reflete em aumento nas contratações temporárias. Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) e Instituto de Pesquisa Manager (Ipema) apontou que no Rio Grande do Norte serão criados 270 vagas temporárias exclusivamente para a data. A CDL Natal não possui este número, mas adianta que a maior parte das contratações ocorre apenas no final do ano, antes do Natal e do Ano Novo.

Os shoppings natalenses já recebem currículos. No Natal Norte Shopping, o número de contratações temporárias costuma subir entre 15% e 20% neste período. Os currículos podem ser deixados na administração do shopping, independentemente da data. O Midway não abrirá novas vagas para o Dia das Mães, mas está com 50 vagas em aberto. A maioria para caixas, estoquistas e vendedores, segundo Edmílson Teixeira. Os currículos podem ser deixados na sede da associação dos Lojistas, no  'G6'.


Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário