O vereador Bispo Francisco de Assis (PSB), integrante da Comissão Especial de Inquérito que investiga os contratos da Prefeitura de Natal, adiou para hoje a decisão se aceitará a relatoria da CEI. Ontem, os quatro vereadores da CEI, Júlia Arruda (PSB), Sargento Regina (PDT), Adenúbio Melo (PSB) e o próprio bispo, voltaram a se reunir para definir a relatoria.
Após uma hora e meia, Francisco de Assis continuou negando a tentativa dos demais integrantes da CEI lhe fazerem relator, cargo que ficou vago após a renúncia do vereador Júlio Protásio (PSB). "Fui indicado para ser membro da CEI e não ser relator", reagiu o bispo.
Questionado sobre o que estaria impedindo dele aceitar a relatoria da Comissão, o vereador reagiu: "o homem faz planos e Deus decide, vou esperar a decisão de Deus". O bispo demonstrou resistência em aceitar a nova função na CEI. Não seria natural que um vereador membro da CEI estivesse propenso a ser relator do trabalho do qual participou? "Vocês são inteligentes e eu também sou", reagiu o bispo.
Hoje, às 15h, a CEI dos Contratos fará outra reunião. Nesse encontro o bispo anunciará a decisão. "Independente da decisão do bispo, a CEI dos Contratos dará uma resposta a sociedade. Não vamos jogar todo trabalho que foi feito fora. Teremos uma resposta positiva", disse a vereadora Sargento Regina.
Ela confirmou que o vereador Júlio Protásio (PSB), que era o antigo relator, a apresentou um pré-relatório. "O relatório está muito bem feito. Ele colocou todas as observações feitas no nosso trabalho", disse Sargento Regina.
Bispo é o único que pode ser relator
Para relatoria da CEI há apenas duas alternativas: a indicação de um outro membro da própria Comissão ou a indicação pelo presidente da Câmara, vereador Edivan Martins (PV), de um novo vereador.
Na possibilidade do relator ser um membro da CEI, há apenas a alternativa da escolha do bispo Francisco de Assis. Pelo regimento da Câmara, a vereadora Júlia Arruda, que é presidente da Comissão, não pode ocupar a relatoria. A função também é vetada para a vereadora que propõe a comissão, no caso a vereadora Sargento Regina (PDT). Nesse caso, para o cargo teria apenas Adenúbio Melo (PSB) e o bispo Francisco de Assis (PSB). No entanto, como Adenúbio Melo foi condenado pela Operação Impacto, sobraria apenas o bispo.
O prazo final para conclusão dos trabalhos da CEI dos Contratos é 27 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário