Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MORRENDO E APRENDENDO (Não podemos esquecer estas coisas que nos fazem crescer)

          Qual professor gostaria de permanecer na sala, em que está ministrando a sua aula, de bom grado, por mais cinco minutos, depois do ruído da sirene, marcando o término da mesma? Mas, a coordenadora, para torturá-lo
em dobro, ou para mostrar serviço sem considerar o serviço dos outros, achou que devia chamar a atenção do professor retardatário, simplesmente por demorar se deslocar para a outra sala, visto que o outro professor já havia abandonado sua sala, e os alunos estavam lá na porta fazendo pressão! O bom coordenador se ofereceria para ficar na sala em que o professor se atrasou, esperando o grupo, que apresentava o tema interessante, fechar o assunto. Qualquer bom orador se planeja respeitando uma margem de dez minutos de tolerância, tanto para começar com para terminar. E nem por isso deve ser chamado de desrespeitador de sistema.

          Aos berros, assustei-me, pois estava ouvindo, eu e todo mundo, de lá da porta da sala da coordenação, ordens para fazer o que exatamente eu já estava fazendo: deslocando-me para a sala que iria ministrar o segundo horário. Para complicar, cruzo no corredor com uma colega que tecia a ameça, dobrando a dose do veneno que me fazia tremer, falando-me baixinho, ao ouvido como se fosse um segredo de amigo para amigo. E que segredo!!?
          Não podemos esquecer estas coisas que nos fazem amadorecer e apodrecer, tampouco deixar de refletir no porquê de uns terem que  fracassar para outros vencerem. Por que não podemos crescer juntos? Outros, ainda, de tanto puxarem o tapete de muitos, já quebraram a coluna vertebral da moral que os ergueria: Não tem bom caráter.
          O sistema educacional tradicional já não faz o seu papel, há muito tempo, nem de fora para dentro e muito menos de dentro para fora. Como eu gostaria de tirar as pedras de meu caminho, mas não tenho ferramentas adequadas, digo melhor, não me ensinaram fazer isso, ensinaram-me sim, dizendo que elas sempre rolam e machucam. Então aprendi a contorná-las. E vejo que em breve, quando elas bloquearem totalmente meu caminho, terei que fazer como a água que acumula contra o obstáculo até sobrepô-lo. Falo metaforicamente, só há uma saída e esta é para cima. Vazar por cima é modernizar o sistema, dar-lhe qualidade, é crescimento real!!! Quem sou eu para tanto!?
Claudeko Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário