Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Exercício de interpretação com cartaz publicitário

Recentemente escrevi um artigo no meu blog de exercícios de interpretação de textos e nele falei acerca da necessidade que temos de compreender as imagens no processo de construção de sentido dos textos. recomendo que você leia aquele artigo. Para complementá-lo, trouxe aqui para o Análise de Textos essa sugestão de atividade de interpretação com cartaz. Trouxe, além das perguntas, o gabarito para você poder conferir as respostas que escolheu.

Exercício de interpretação com imagem

Apesar de os "anos de chumbo", como foi conhecido o governo de Mediei, serem caracterizados pela multiplicação de acusações de tortura e de desaparecimento de opositores, o Brasil viveu o "milagre econômico", crescendo em média 11 % ao ano entre 1969-1973.

O regime apelava ao ufanismo, tentando criar a imagem do Brasil Grande, com projetos megalomaníacos, como a rodovia Transamazônica. Slogans como "Brasil, ame-o ou deixe-o" e "Ninguém mais segura este país" atestavam isso.
ditadura

1. Quando Emílio Garrastazu Medici, autor da frase do cartaz, governou o Brasil?
2. O que o cartaz sugere? Considere o tema, a ocasião da veiculação do cartaz, a autoria do slogan, a ilustração de fundo, informações adicionais relativas à semana da pátria.
3. Explique a ambiguidade do verbo segura, do cartaz. Em que sentido ele é positivo? Em que sentido é negativo?

Gabarito dos exercícios de interpretação com cartaz

1. Entre 1969 e 1974.
2. Que o país entraria em uma nova era desenvolvimentista, graças ao milagre econômico.
3. É positivo no sentido de sugerir progresso acelerado sem parada, contínuo. É negativo no sentido de também ser possível leitura “não se ter condições de dirigi-lo, controlá-lo”, por causa da corrupção ou outra razão. Contudo, não se faria um cartaz com uma frase com essa conotação naquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário