JUSTIFICATIVA
O
envolvimento e a participação da família no ambiente escolar sempre foi
um componente importante para o sucesso do processo de ensino e
aprendizagem e para a garantia da qualidade de vida da criança,
assegurando a sua saúde, lazer e segurança em casa e na escola.
O
ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, enquanto
instituição educativa, porém, sem o envolvimento da família na vida do
aluno e nas atividades da escola, tal função perde sua força. Por isso
se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da
criança em todo o seu processo de aprendizagem, participando das ações
promovidas na escola e atuando ativamente na educação da criança,
garantindo o mínimo necessário para seu desenvolvimento.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
um trabalho coletivo no ambiente escolar envolvendo a família nas
atividades da escola e estimulando a sua participação no processo
ensino-aprendizagem como parceiros e colaboradores conscientes de seu
papel educador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
• Estimular o crescimento do aluno, fortalecendo sua auto-estima e potencializando as relações afetivas na família;
• Enfatizar a importância do diálogo dentro do ambiente escolar e familiar;
• Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
• Orientar os alunos sobre os direitos e deveres enquanto criança e adolescente (ECA) e enquanto aluno (normas da escola);
• Levar
as famílias a fazer uma revisão de valores de forma que adotem atitudes
de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação para com as
crianças;
• Estreitar as relações entre a família e a escola.
RECURSOS
• Filmes;
• Cantigas de roda;
• Histórias;
• Músicas;
• Contos;
• Notícias de jornal e revistas;
• Jogos educativos;
• Piquenique;
• Passeios e visitações;
• Ficha da família;
• Álbuns;
• Fotografias da história do aluno e dos famíliares;
• Murais e cartazes;
• Textos educativos para os pais.
• Bloco de Atividades voltados para o tema.
METODOLOGIA
• Trabalhar com filmes que permitam a discussão e reflexão sobre a família;
• Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
• Trabalhar
os diversos tipos de moradias, através de: histórias infantis (Os três
porquinhos, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho); e/ou visitas à casa de
alguns alunos; e/ou cartazes com fotos ou recortes de revistas;
• Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
• Desenvolver Gincanas na escola com a participação dos pais;
• Criar convites atrativos para as reuniões;
• Trabalhar
histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e
contos desenvolvendo o tema tanto com os alunos, quanto com as famílias;
• Promover encontros com os pais onde possamos discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
• Criar
com os alunos o mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as
diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor,
respeito, solidariedade, perdão...;
• Criar
com os alunos o mural: “Minha família é assim!” com fotos das famílias
dos alunos e frases criadas pelos mesmos resgatando a importância desta
do jeito que ela é;
• Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno enquanto parte integrante da sua família;
• Criar oficinas: computação, culinária, artesanato, etc.
• Promover o “Dia da Família” na escola;
• Vincular
as reuniões de Pais e Mestres palestras importantes sobre Higiene e
Saúde; Trabalho; Segurança Pública (Guarda Municipal); Alimentação e
qualidade de vida, etc.
• Envolver as famílias nas ações internas da escola como festas, passeios, eventos, etc.
• Construir
com os alunos uma árvore genealógica de cada família, comparando fotos
passadas e atuais da criança /escola e criança/ família;
• Trabalhar
as relações afetivas entre alunos e família através da confecção de
cartinhas, poemas, cantigas e declarações de amor do aluno para cada
membro da família;
• Promover palestras com o Conselho Tutelar e a Guarda Municipal para chamar atenção das famílias quanto às suas atribuições;
• Enviar
recados educativos periodicamente às famílias, orientando sobre temas
como: limites, tarefas de casa, lei da palmada, sexualidade infantil,
etc.
Será
feita através de registros do professor e da coordenação (portifólio),
de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno,
individual e coletivamente, além da participação da família nas
atividades à elas propostas.

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