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domingo, 7 de abril de 2013

Sonho de ser professor é sufocado pela realidade do mercado


O Correio Braziliense destaca que o sonho de ser professor tem sido sufocado pela realidade do mercado nas universidades brasileiras. As políticas de valorização dos docentes não avançam. As empresas, por sua vez, disputam especialistas com salários estimulantes e boas condições de trabalho. Quem entra no ensino superior acalentando o plano de dar aulas, acaba desistindo. Em números absolutos, os que mais abandonam o caminho do magistério são os candidatos a professor de português ou matemática. Só em 2011, foram quase 40 mil desistências, segundo dados do último Censo do Ensino Superior. O curso de física é o que tem o maior percentual de alunos desvinculados em comparação com o número de matrículas: 31%.
Todas as disciplinas citadas são obrigatórias nos currículos das escolas brasileiras. Mesmo assim, o desempenho dos estudantes nessas cadeiras deixa muito a desejar, segundo pesquisas oficiais de avaliação, como a Prova Brasil. Especialistas ouvidos pelo Correio acreditam que, para mudar esse quadro, são necessárias políticas capazes de aliar a educação ao crescimento do país.
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Um comentário:

  1. Certamente que esse panorama só mudará (se é que vai mudar um dia), quando criarem políticas públicas que qualifiquem verdadeiramente os profissionais de educação, que ofereçam melhores condições de trabalho e, acima de tudo, que VALORIZEM o professor em todos os aspectos, principalmente, em se tratando de remuneração, pois é notório que as atuais demandas sociais exigem sobremaneira dos educadores... As exigências são tantas que os educadores que atuam sob a ótica do novo milênio, percebem nitidamente que é preciso redimensionar sua prática em função do novo perfil de estudantes que, notadamente, mudou por meio dos avanços tecnológicos e do processo de globalização.

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