Os moradores da Vila de Ponta Negra, através da Associação de Antigos Barraqueiros e Associação de Locadores de Cadeiras, realizam manifestação nesta sexta-feira, 19, contra obra que prevê enrocamento da praia de Ponta Negra, com colocação de rochas e diminuição da faixa de areia.
O protesto ocorrerá a partir das 15 horas e terá como ponto de saída a igrejinha da Vila de Ponta Negra, de onde seguirá até a praia.
Os moradores denunciam que o projeto apresentado pela Prefeitura do Natal não foi alvo de consulta dos trabalhadores e nem do Ministério Público. As associações já entraram com pedido de liminar exigindo a suspensão da obra até o próximo dia 06/05, quando está prevista uma nova reunião entre os trabalhadores, Ministério Público, técnicos e a Prefeitura. Nessa reunião será tratado sobre os projetos e alternativas para a solução dos problemas do calçadão.
A técnica do enrocamento adotada pelo Município foi condenada pelos peritos judiciais nomeados nos autos do processo nº 0006804-08.2012.4.05.8400, da 4ª Vara Federal. Os peritos judiciais indicaram como melhor solução a técnica de engordamento da praia e a utilização de GEOFORMAS com material flexivel. As geoformas fariam barreiras que permitiriam a construção do calçadão com segurança.
Os trabalhadores alegam ainda que a obra atual impede a permanência dos comerciantes e banhistas na praia, a medida que o espaço ficará sem faixa de areia em períodos de maré alta.
Além disso, os técnicos judiciais relatam que o processo de enrocamento, conforme apresentado pela prefeitura, pode causar desequílbrio ambiental, pois as rochas poderão servir como excelente foco para proliferação de pragas urbanas como ratos e baratas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário