Para implementação do Programa Mais Educação, é necessário que cada escola tenha um Professor Comunitário. Este profissional é o responsável por mediar às relações escola/comunidade.
O Professor Comunitário deve procurar criar um ambiente agradável de confiança e respeito mútuo entre professores da escola e membros da comunidade.
O trabalho do Professor Comunitário só adquire sentido quando ele consegue trabalhar em conjunto.
Atribuições do Professor Comunitário:
Participar das reuniões e formações realizadas pela escola e Secretaria Mun. de Educação.
Participar e organizar as reuniões do Comitê Local.
Assistir as Vídeoconferências do Programa Mais Educação e repassar as informações para os monitores. Link: http://portal.mec.gov.br/seb/transmissao
Divulgar o programa, com ações de mobilização de alunos, familiares, profissionais da escola e comunidade.
Contribuir no mapeamento da comunidade e na identificação de parceiros locais para o desenvolvimento das ações.
Organizar as enturmações com a Coordenação Pedagógica e reorganizar sempre que necessário.
Estar atento ao registro da frequência dos alunos no Programa.
Elaborar e executar o planejamento das atividades no âmbito da escola.
Planejar e realizar com a equipe as ações que proporcionem a criação de vínculos da escola com a comunidade, com os alunos, tais como: exposições de trabalhos, concursos culturais, gincanas, torneios e outros.
Orientar e auxiliar os monitores no preenchimento dos formulários e na elaboração do plano de trabalho.
Pesquisar no site do MEC com frequência os documentos norteadores do Programa para conhecimento e auxilio aos monitores.
Propor para os monitores sugestões de atividades referente às Oficinas/Macrocampos.
Acompanhar com frequência as turmas e se necessário realizar as intervenções cabíveis juntamente com a Coordenação e Direção da escola.
Manter registros do desenvolvimento/aprendizagem dos alunos (através de dados estatísticos, registros em relatório e outros).
Estar em contato com os demais Professores para realizar um trabalho integrado com as áreas do conhecimento.
Manter organizado os materiais e os documentos que serão utilizados no Programa.
Sugestões de sites para leitura e atividades:
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