Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Exame de Ordem aprova 13,7% no RN


O IX Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) aprovou preliminarmente 255 candidatos dos 1.861 inscritos, sendo 224 em Natal, cinco em Caicó e 26 em Mossoró. O percentual de aprovação foi de 13,7% - 2,6 pontos percentuais acima do índice verificado no último exame de Ordem, realizado pela OAB/RN. O nível de aprovação alcançado no Rio Grande do Norte ficou bem acima da média nacional, que foi de 10%.

Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Mirocen Júnior, a cada Exame, a Ordem tem se preocupado em qualificar tecnicamente estudantes e bacharéis em Direito, para aumentar o índice de aprovação. A ESA [Escola Superior de Advocacia]; CAARN [Caixa de Assistência dos Advogados do RN] e a Comissão de Ensino Jurídico realizam palestras e cursos que, segundo ele, tem resultado na melhor qualificação e, consequentemente, na elevação dos índices de aprovação. 

O prazo para interposição de recurso segue até as 12h do dia 26 de março de 2013 e a previsão é de que o resultado final seja publicado no dia 5 de abril.  A primeira fase, prova objetiva, foi realizada no dia 16 de dezembro de 2012 pela Fundação Getúlio Vargas e a segunda fase, prova subjetiva, foi aplicada em 24 de fevereiro.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário