A procura por seguro-desemprego nos postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Rio Grande do Norte tem aumentado. A média diária de trabalhadores que deram entrada no seguro passou de 178,5, entre janeiro e março de 2012, para 189,2, entre janeiro e março de 2013. O incremento é de 6% e já sobrecarrega o atendimento nas centrais.
O aumento da demanda levou o Sine a reativar, no início de fevereiro, o serviço de agendamento, suspenso desde o final de 2012. Pelo menos três postos do Sine na Grande Natal estão agendando o atendimento ao público: Alecrim, Via Direta e Zona Norte. Antes, os trabalhadores conseguiam dar entrada no seguro diariamente. Hoje, muitos deles têm que aguardar até 30 dias para dar entrada no seguro.
Em outros postos, a situação é ainda mais crítica. Na matriz, em Candelária, apenas pescadores que ficam proibidos de pescar durante o período de Defeso estão sendo atendidos. O atendimento ao público em geral está suspenso até maio. Faltam funcionários, explica Edineides Silva, gerente do Seguro-Desemprego do Sine/RN. O setor conta com apenas um servidor na matriz. Não há prazo para regularizar a situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário