Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Barão vence americano e mantém série invicta como campeão do UFC


Renan Barão tem apenas o título interino dos pesos galos, mas mostrou neste sábado que pode ser o campeão absoluto da categoria no Ultimate Fighting Championship (UFC). Em Londres, pelo UFC on Fuel, ele enfrentou o promissor americano Michael McDonald e, após três rounds difíceis, venceu por finalização, com um kata-gatame. O resultado mantém uma incrível invencibilidade do brasileiro – são 33 lutas sem perder até agora, já que a única derrota aconteceu na sua estreia.
Renan Barão tinha conquistado o cinturão interino dos pesos galos ao derrotar Urijah Fabber no ano passado, por decisão unânime dos juízes. A categoria está sem um campeão absoluto porque Dominick Cruz se lesionou, passou por cirurgia e ainda está em recuperação. Assim que ele estiver 100%, tentará manter o título contra quem for o interino do momento – logo após a vitória, Barão lembrou de Cruz e o desafiou para este duelo.
Renan Barão apresentou uma novidade antes de entrar no octógono: assim como seus treinadores, usou um protetor bucal brilhante. Quando a luta enfim começou, já sem o acessório chamativo, o brasileiro conseguiu uma queda, mas ficou com a guarda travada. McDonald se levantou e tentou mostrar sua “mão pesada”, com fortes socos, mas também sofreu alguns contra-golpes.
O segundo round continuou lento, com muito estudo e poucas emoções. Após pedir uma inerrupção por ter levado uma dedada no olho, McDonald voltou a acertar socos contundentes.Já Barão apostou em chutes, mas sem acertar o americano em cheio.
No terceiro assalto o brasileiro voltou mais disposto a derrubar o adversário e até conseguiu isso, mas outra vez McDonald escapou. Com a luta em pé de novo, Renan foi mais agressivo e acertou até um chute giratório no rosto do americano, que voltou sangrando pelo nariz para o quarto round.
Aos poucos, o ritmo da luta acelerou, já que ambos buscaram uma definição antes dos cinco rounds. Barão tentou golpes ousados, como uma joelhada voadora, enquanto seu adversário começou a mostrar sinais de cansaço. O brasileiro percebeu, conseguiu a queda e buscou a finalização: encaixou um kata-game que asfixiou McDonald e o fez desistir do combate.
Além dessa luta, o UFC on Fuel teve o duelo de mais dois brasileiros: Jorge Santiago perdeu no card principal para Gunnar Nelson, por decisão unânime dos juízes; já Renée Forte conseguiu derrotar um lutador local, Terry Etim, também por pontos e de forma unânime. Aliás, o card deste evento teve uma curiosidade: entre doze lutas, apenas três não foram resolvidas pelos juízes.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário