Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Educação apresenta os feras da rede estadual de ensino

Disciplina, estudo, bons professores e muita dedicação. Os exemplos que você vai conhecer a seguir são de alunos da rede estadual de ensino, que em meio à falsa imagem de que a rede pública não apresenta bons resultados, conquistaram o seu espaço nos cursos mais concorridos do último vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
DivulgaçãoGilson Aquino, Escola Ana Júlia, aprovado para medicina na UFPE
Gilson Aquino, Escola Ana Júlia, aprovado para medicina na UFPE

Estudante da Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, da Zona Oeste de Natal, Artur da Lima Silva, foi aprovado para o curso de Engenharia Civil, no Vestibular 2013, da UFRN. O jovem de 17 anos ia para a escola no turno vespertino e durante a manhã reforçava os estudos em busca do seu objetivo. Agora, com boa parte do dia livre, já que o curso é pela manhã, pretende se dedicar aos trabalhos da faculdade para se aperfeiçoar.

Quem também se esforçou para conquistar uma vaga no curso de Engenharia de Produção da UFRN foi a estudante Ayane Silva da Costa, da Escola Estadual Ana Júlia Mousinho, na zona Norte. Ele conta que estudava de 8 a 10 horas por dia, e por isso, esperava um resultado positivo. "Achei a prova fácil. Praticamente passava o dia todo estudando. Nos fins de semana ia apenas à igreja para espairecer", disse.

Aluna da Escola Estadual Edgar Barbosa, de Lagoa Nova, Andressa de Souza Batista, 18 anos, também conquistou sua vaga no curso de Engenharia Têxtil, da UFRN. Neste caso, ela estudava pela manhã e precisava ir ao trabalho o restante do dia. "Espero absorver o máximo de conhecimento na faculdade porque é com isso que quero trabalhar futuramente", disse.

Juliana Caroline, 19 anos, e outro exemplo de sucesso da rede pública. Ela é aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire - Cenep, e foi aprovada no curso de Tecnologia da Informação, da UFRN. Segundo a jovem, o resultado satisfatório foi uma surpresa, já que estudava apenas pela manhã, pois durante a parte da tarde tinha aulas de inglês e também estava ocupada com o programa Metrópole Digital.

Bons professores

Para a secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho, a grande aprovação de alunos do Estado em cursos concorridos da Universidade Federal, apenas confirma o potencial dos jovens da rede pública. "Muitos dos professores da rede privada também estão na rede pública. Nós também temos excelentes professores e, agora, estamos dando melhores condições a todos, para que possamos alcançar resultados ainda mais expressivos."

Aprovado em medicina

"São exemplos como o do estudante Gilson Aquino, da Escola Estadual Ana Júlia, aprovado em Medicina, na UFPE; como Janderson Leonardo Alves, da Escola Estadual Floriano Cavalcanti, aprovado em primeiro lugar no curso de Publicidade e Propaganda, da UFRN, e tantos outros, que fazem o nosso trabalho valer à pena. É por isso que estamos, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, tão empenhados em dar mais qualidade à Educação do Rio Grande do Norte, porque é uma Educação que tem futuro e já apresenta resultados positivos", ressaltou Betania Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário