O número de telefone 162 passará a ser utilizado como contato único pelas ouvidorias públicas do Brasil, conforme designação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que será anunciada oficialmente nesta quarta-feira (4).
O objetivo é que o número composto por três dígitos facilite a memorização pelos usuários, como já ocorre com os números de contato da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) e Disque Denúncia (181), entre outros.
Os códigos de três dígitos são reservados apenas aos serviços de utilidade pública, categoria que também inclui os serviços públicos de emergência, segundo a regulamentação da Anatel sobre as Condições de Acesso e Fruição dos Serviços de Utilidade Pública e de apoio ao Serviço Telefônico Fixo Comutado.
Os códigos de acesso a serviços de utilidade pública vão dos números de telefone de 100 a 199. São gratuitas as chamadas para os códigos 100 (Secretaria dos Direitos Humanos), 128 (Serviços de Emergência no Mercosul) e a série que vai de 180 a 199 — destinada aos serviços públicos de emergência.
A lista completa de códigos designados a serviços públicos pode ser consultada na página da Anatel.
Com informações do Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário