Sem manutenção, a estrutura do túnel de Neópolis dá sinais de desgaste. Uma das vigas sob pista de rolagem da BR 101 está se desmanchando, as ferragens estão totalmente descobertas e já enferrujam pela ação do tempo e das chuvas. O principal retorno para Natal e caminho que dá acesso aos bairros de Nova Parnamirim e Pirangi é também um ponto que sofre com a falta de iluminação e buracos ao longo da via.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve na marginal na tarde de ontem e conversou com alguns motoristas. Todos demonstraram medo e preocupação e apontaram os principais problemas. "É impossível trafegar por aqui e não reparar no risco que essa estrutura oferece. Quem passa aqui por baixo põe em risco a sua própria segurança. Além do mais, há muita areia da via. Isso atrapalha o tráfego seguro", afirma o aposentado Josemberg Santos. Segundo o aposentado, a exposição das ferragens enferrujadas denotam o "tempo sem manutenção que o túnel está submetido".
Para a vendedora Iolanda Viana, a baixa luminosidade no local dificulta a locomoção no túnel. "A gente vem de um bom tempo na claridade pela BR-101, quando do nada nos deparamos com o breu do túnel. Para os nossos olhos, temos a sensação de termos ficado cegos assim que a mudança de luminosidade ocorre. Se alguém tiver reduzido à nossa frente, a batida é inevitável", reforçou.
De acordo com informações dos usuários que trafegam habitualmente pelo local, uma carreta foi responsável por danificar a estrutura do túnel, que nunca passou por reparos após o incidente, há quase dois anos. Nas extremidades da entrada do túnel, ainda é possível ver algumas pedras de concreto, que caem ao longo do dia. Além dos buracos na pista, a falta de sinalização na rodovia corroboram com a falta de iluminação. Lixo e outros detritos ficam acumulados à entrada e saída do túnel.
De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-RN) - responsável pela manutenção da estrutura -, o superintendente da entidade, Ézio Gonçalves, é o único responsável por autorizar ou conceder entrevistas e se encontrava de licença médica na tarde de ontem. Um e-mail foi encaminhado para a entidade, questionando a frequência de manutenção e limpeza do túnel, bem como o funcionamento da iluminação. Até o fechamento dessa edição, não houve retorno.
Liberação de túneis é adiada
Ainda não é esse mês que o prolongamento da avenida Omar O'Gray será liberado para utilização dos motoristas natalenses. A previsão dada pelo secretário Especial para Assuntos relativos à Copa 2014, Demétrio Torres, à TRIBUNA DO NORTE, no dia 28 de julho, foi adiada pelo próprio engenheiro, que alegou "problemas técnicos para a entrega total da obra ainda esse mês".
"Vamos precisar de mais uns dias. Não vai demorar muito para os natalenses terem uma nova rodovia de acesso para se locomoverem na capital e região metropolitana. Pedimos paciência, até porque imprevistos acontecem", afirmou Torres. O secretário não informou o que teria ocasionado o atraso, mas disse que a "única coisa que falta" é concluir uma passagem de nível - espécie de túnel - na rua Caiapós.
A obra é integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa); no passado mês de julho, o túnel do viaduto existente na avenida Tamanduateí foi liberado para o tráfego de veículos e duas ruas foram interditadas. A via chega com a proposta de desafogar o trânsito na BR-101 no trecho que sai de Parnamirim e segue até Natal.
ACESSO LATERAL
Falta de capeamento
De competência municipal, o acesso lateral à marginal, bastante utilizado por motoristas para entrarem no túnel de Neópolis, sofre com buracos que tornam a passagem pelo trecho um verdadeiro rally. O despejo de entulhos de obras ao longo da via pioram ainda mais o acesso e complicam o tráfego de veículos pelo local. "A cada semana que passa parece que aparecem mais entulhos. São tijolos, cascalhos, brita, pedaços de madeira, restos de cimento e concreto. Estou vendo a hora não conseguir passar mais por aqui", afirmou a funcionária pública Ana Lúcia Brito.
Da Tribuna do Norte
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