Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Prêmio Cultura Potiguar anuncia os primeiros candidatos

Por Sérgio Vilar, do Diário de Natal

Quando o Prêmio Cultura Potiguar foi criado, em 2005, uma lacuna foi preenchida. Diversas manifestações culturais receberam o olhar merecido da crítica, do reconhecimento e do aplauso. Dança, teatro, música, literatura, pintura, escultura, cinema, e ainda empresa sem fins lucrativos, produtor cultural e artista do ano, foram as categorias premiadas durante quatro edições do evento. Após quatro anos suspenso, a premiação volta reformulada. Agora, os Associados (Diario de Natal/Dnonline Clube FM) divulgará três concorrentes de cada categoria antecipadamente. E o vencedor será anunciado apenas na solenidade de entrega do Troféu O Poti, agendado para 28 de junho. Até lá, em cada edição de O Poti, duas categorias terão seus nomes revelados. Para hoje, o anúncio dos concorrentes nas categorias de Literatura e Dança e Performance.

No campo da Literatura, a comissão selecionou três obras literárias de gêneros diferentes. Por ordem alfabética, os nomes de Adriano de Sousa, Deífilo Gurgel e Jota Medeiros concorrem ao Troféu. O poeta Adriano de Sousa editou a revista literária Perigo Iminente, composta por textos voltados à cultura, costumes e história do povo potiguar, escritos por vários literatos e intelectuais. O folclorista Deífilo Gurgel teve sua obra literária mais importante publicada após sua morte, O Romanceiro Potiguar, fruto de uma década de pesquisa campal pelos rincões e sertões do Estado. E o artista visual Jota Medeiros historiografou a história da arte moderna do Rio Grande do Norte em um livro único no gênero. A escolha abrangeu lançamentos literários no período de 2011 até março de 2012.

À categoria de Dança, este ano foi acrescentada a Performance, no intuito de atualizar o conceito da premiação. E para as escolhas nesta área, a comissão levou em consideração a criatividade, o empreendedorismo e a contribuição para a comunidade. Neste sentido, os três nomes selecionados foram Ana Tereza Miranda, Anderson Leão e Fátima Sena. Ana Tereza mantém há uma década a Domínio Cia. De Dança, sem apoio público e bancando viagens, montagens e folha salarial dos integrantes. Anderson Leão é o diretor de uma das mais conceituadas companhias potiguaresde Dança, a Gira Dança, partícipe do concorrido Movie Berlim, na Alemanha. Também mantém a ONG Espaço Giratório. E Fátima Sena, além da contribuição como diretora do Núcleo de Dança da Capitania das Artes, escreveu um livro importante para o segmento da Dança no Estado.

Para escolha desses nomes e do vencedor foi formada uma comissão composta por três membros de reconhecida capacidade e conhecimento em cada área analisada. Cada comissão - convidada pela direção do Diário de Natal - ficará responsável pela indicação dos nomes em cada categoria. Os membros da comissão, assim como o vencedor de cada manifestação artística, será divulgado apenas no dia da premiação. A direção do Diário de Natal ficará responsável pela escolha do Produtor Cultural, Instituição Sem Fins Lucrativos e da Indústria Amiga da Arte. O público mais uma vez terá oportunidade de participar e definir uma das mais prestigiadas categorias do Prêmio Cultura Potiguar: o Artista do Ano. A votação será feita pela internet, via portal DNOnline. O sistema para votação está sendo montado para oferecer segurança e idoneidade à votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário