O término da validade
das identidades estudantil 2011, neste sábado, dia 30, causou tumulto e filas
nos postos de emissão do NatalCard Estudante. Desde as primeiros horas da
manhã, estudantes e pais de alunos se aglomeravam em frente aos cinco postos
que abriram neste sábado. Muitos reclamavam da desorganização e desinformação
sobre os prazos. Até as 17h, o atendimento continua nos postos da Ribeira,
Largo do TAM, Via Direta, Shopping Alecrim e Fundação Augusto Severo, na zona
Norte.
A Identidade
Estudantil Eletrônica (IEE 2012) é gratuita. O selo da carteira, que garante
descontos em cinemas, teatros e outros serviços pode ser solicitada em qualquer
um dos onze postos do NatalCard. No entanto, para ter direito à meia-passagem,
o estudante precisa adquirir o cartão eletrônico do NatalCard. Somente no posto
da Ribeira é possível a retirada do cartão.
Na sede do Espaço da Estudante, na Ribeira, houve
tumulto com a formação das filas que contornavam todo o prédio da Secretaria
Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
O estudante de história Leandro Pinheiro foi um dos primeiros a chegar e
reclamou que não havia, até às 8h, quando o serviço foi aberto, orientação
sobre quais locais fariam a colagem do selo e qual emitiria o cartão
eletrônico, para aqueles que ainda não possuem. "A informação é que hoje seria o último dia para pedir a
nova carteira. A partir de segunda, ela deixa de ser gratuita, para ser paga,.
Por isso, esse tumulto todo", disse o estudante.
No local, os
funcionários informavam de que o pedido pode ser feito durante todo o ano, sem
custo em caso de primeira via, para estudantes da rede pública ou privada. Para
a segunda via é cobrado R$ 8,80.
No Largo do Teatro
Alberto Maranhão, a cena se repetia. Mais fila, desinformação e reclamações.
Depois de duas tentativas frustradas, a dona de casa Creuza Laurentino,
moradora do Brasil Novo, na Zona Norte da cidade, chegou às 6h e até ás 10h não
havia sido atendida. No dia 11 de março,
quando buscou o posto pela primeira vez, a Escola Municipal Francisca Oliveira,
onde estuda o filho não havia enviado o cadastro dos alunos para atualização do
sistema. "Ontem, eu vim, mas a fila tava imensa também e não consegui ser
atendida", disse Creuza, que esperava
a escola ter enviado as informações.
No Via Direta, onde o
guichê da empresa responsável por
gerenciar o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de
Natal também está atendendo, a fila para
solicitar o cartão se prolongava por cerca de 100 metros, dando volta pelos
corredores do shopping.
Veja abaixo quais
postos do NatalCard estarão abertos hoje até às 17h:
Via Direta - Avenida
Salgado Filho, 223, loja 913;
Alecrim - Shopping
Alecrim, loja 51;
Largo do Teatro
Alberto Maranhão Praça Augusto Severo, 23, box 4;
Fundação Augusto
Severo - Av. Dr. João Medeiros Filho, 64, Igapó;
Ribeira (Espaço do
Estudante) - Avenida Duque de Caxias, 27.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário