Uma equipe internacional de cientistas provou por meio de um
estudo divulgado nesta quinta-feira, 29, que apesar de as pessoas se sentirem
mais sedutoras conforme a quantidade de álcool que ingerem, a melhora da
percepção sobre si mesmo não é consequência das bebidas, mas de um efeito
“placebo” causado pelo álcool.
O estudo, intitulado “Beauty is in the eye of the beer
holder” (A beleza está no olho do que segura a cerveja), aborda o papel do
álcool no grau de atração que cada pessoa atribui a si própria e para sua
aplicação foi utilizado um grupo de pessoas em um laboratório e em um bar,
segundo publicou a Universidade Paris Descartes.
O estudo levantou duas hipóteses: o consumo melhoraria o grau
de atração que cada pessoa confere a si própria, ou haveria respostas mais
polarizadas que fizessem com que aqueles que se considerassem interessantes
reforçassem essa crença, enquanto aqueles que não tivessem a mesma visão
positiva se afundariam em seus defeitos.
Na primeira parte, feita com 19 pessoas em um bar, os
participantes foram orientados a declarar o quão atraentes, brilhantes,
originais e divertidos se consideravam, e ao aumentar a quantidade de álcool
ingerida a opinião sobre eles próprios também melhorou.
Na segunda parte, realizada com 86 pessoas, foi entregue
aleatoriamente aos voluntários bebidas que continham ou não álcool. Enquanto
metade foi levada a acreditar que havia consumido bebidas alcoólicas, a outra
metade pensava o contrário.
Esses últimos foram levados a crer que estavam degustando uma
nova bebida de uma empresa falsa que ia ser lançada no mercado, e foi pedido
que escrevessem uma mensagem publicitária que supostamente ia ser utilizada
pela empresa para promover o produto.
Os participantes apresentaram posteriormente sua estratégia,
em uma exposição gravada e analisada por um grupo independente de 22 juízes.
Os resultados, segundo os dados da Universidade Paris Descartes,
mostraram que quem achava que tinha tomado álcool dava a si próprio as melhores
notas.
A análise procedente dos juízes, que não sabiam quais
participantes eram de cada grupo, constatou que a melhora registrada nas
respectivas percepções não estava relacionada com sua verdadeira atuação.
Para os responsáveis do estudo, entre os quais está a Universidade
de Ohio, estas conclusões confirmam que a crença de ter consumido álcool basta
para que a mente atue como se o tivesse feito.
Estudos anteriores demonstravam que o consumo de álcool
aumenta a atratividade que uma pessoa vê em outra do sexo oposto, mas com a
pesquisa de agora foi provado que também faz com que melhore a opinião sobre si
própria, uma visão que, segundo os autores, se limita à de quem bebe, e não é
compartilhada pelos demais.
Fonte: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário