Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Excesso de velocidade lidera com 57% das multas em Natal


Publicação: 27/01/2012 09:18 Atualização:
Fernanda Zauli, do Diário de Natal
 
Apesar de ter apenas um radar eletrônico em toda sua extensão e o mesmo limite de velocidade há quatro anos, a Bernardo Vieira é a avenida de Natal que concentra o maior número de multas por excesso de velocidade dentre as vias fiscalizadas pelo município. O excesso de velocidade, aliás, é a infração mais cometida pelos motoristas natalenses. Dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) revelam que das 76 mil infrações cometidas pelos motoristas em Natal, e autuadas pela secretaria em 2011, 57% são por excesso de velocidade.
A Semob é responsável por 32 equipamentos eletrônicos de fiscalização, dentre radares, fotosensores, e lombadas eletrônicas. Em 2011, esses equipamentos registraram 55 mil infrações, sendo 11 mil por avanço no sinal vermelho e 44 mil por excesso de velocidade. Além disso, os agentes de trânsito realizaram 21 mil notificações por estacionamento irregular, conversões proibidas, falar ao celular enquanto dirige, etc; totalizando 76 mil notificações em 2011.

"As pessoas não respeitam o limite de velocidade porque o valor da multa está defasado. Quando o código de trânsito foi implantado as multas eram altíssimas, mas o poder aquisitivo das pessoas aumentou, o salário mínimo aumentou e as multas continuaram no mesmo valor. As pessoas não valorizam a vida, porque multa se paga, mas a vida de uma pessoa não. E na avenida Bernardo Vieira já aconteceram vários acidentes com vítimas fatais por excesso de velocidade. É preciso consciência, até porque na Bernardo Vieira tem apenas um radar eletrônico, mas o limite de velocidade é para a via toda e não apenas para aquele trecho", disse o diretor de fiscalização de trânsito da secretaria, Marcio Sá. "Tudo na vida tem limite, e na Bernardo Vieira o limite é 50 km/h", completou.

Infrações diminuem a cada ano

Os dados da secretaria revelam, no entanto, que em geral o número de infrações vem diminuindo ano a ano. Em 2009 foram 130 mil notificações; no ano seguinte esse número diminuiu para 94 mil; e em 2011 foram contabilizadas 76 mil notificações. "Essa redução significativa no número de infrações é resultado das campanhas educativas que a Semob vem realizando todos os anos. Temos um setor de educação no trânsito que trabalha constantemente desenvolvendo campanhas e ações de conscientização no trânsito", disse Marcio Sá.

As notificações por excesso de velocidade tiveram uma redução de mais de 50% de 2009 a 2011, mas continua sendo a infração mais cometida em todos os anos. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece como punição para essa infração uma multa que varia de R$ 85 a R$ 574, além de sete pontos na carteira.

Saiba mais

Infração| 2009 |2010 | 2011

Excesso de Velocidade | 92 mil | 54 mil |44 mil

Avançar o sinal vermelho | 12 mil | 15 mil | 11 mil

Outros | 26 mil | 25 mil | 21 mil

Total 130 mil 94 mil 76 mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário