Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

Fique por dentro


O Brasil é um Estado Democrático de Direito. O poder político é do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos. São eles que fazem as leis, para todos os cidadãos cumprirem, inclusive eles mesmos. Ninguém está acima da lei, da regra do jogo!

Não somos governados por um "sistema" inexplicável, nem por um monstro estranho a nós, ou fora de controle.

Somos governados por leis feitas por pessoas que escolhemos para fazê-las. Ao votar, iniciamos um longo caminho, que pode nos levar a leis boas ou más.

Quem exerce o poder também está sujeito às normas legais.
Você já pensou na reação do pessoal, se o Jorge, que organizou a fila no começo da aula, fugisse das regras combinadas? Se ele, por exemplo, achasse que devia ser o primeiro da fila, por ter tido a idéia de organizá-la?
No século XXI, não dá para aceitar que o Estado e os governantes fiquem acima das leis.

A mudança na relação entre os cidadãos e o Estado vem acontecendo ao longo dos tempos. A separação dos poderes do Estado por funções:




   O legislador não pode fazer leis que anulem o poder do chefe do Executivo e o do juiz.
Por sua vez, os cidadãos têm direitos e podem se opor ao próprio Estado. E as leis podem ser mudadas por meio de novas leis.

O sistema jurídico, ou seja, o conjunto das normas legais, tem uma lei superior às demais. Ela diz como o Estado deve se organizar, esclarece as funções de seus diversos órgãos e garante às pessoas direitos individuais, sociais e políticos. Essa lei é a Constituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário