Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Rosalba: “Durmo tranquila, porque estou fazendo tudo que é possível”


Deu no Jornal de Hoje:
rosalba TNA governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse hoje que dorme com a consciência tranquila porque está fazendo, como chefe do executivo estadual, tudo que está ao seu alcance fazer em favor do Rio Grande do Norte. A declaração da governadora foi dada durante entrevista da gestora ao “Jornal 96″, da FM 96.
“Eu tenho a consciência tranquila de que estou fazendo tudo que está ao meu alcance. Eu durmo tranquila, porque estou fazendo tudo que é possível”, afirmou Rosalba, ao jornalista Diógenes Dantas.
“Queria aproveitar e pedir para que a população compreenda que muita coisa eu tive que dizer ‘não’ e muita coisa não pôde ser feita, porque, na realidade, eu não tinha os recursos ou era alguma questão que nós tivemos que destravar”, continuou Rosalba.
Segundo a governadora, os primeiros anos da sua administração foram voltados para um “ajuste fiscal doloroso e difícil”, de modo a “recuperar a credibilidade do Estado” visando atrair recursos e credenciá-lo a obter financiamentos.
“Nós tivemos capacidade de organizar o Estado para ter mais credibilidade. Realmente, o trabalho que foi feito, de ajuste fiscal, doloroso e difícil, foi o que deu credibilidade ao Estado para atrair recursos e fazer financiamentos. Porque, a depender dos recursos do Estado, nós não temos capacidade de investimento. Temos que ir atrás e encontrar meios e estamos fazendo”, afirmou a governadora.

Uma chuva de ministro na próxima sexta feira no Rio Grande do Norte


Na próxima sexta-feira (03), terá uma chuva de ministros da presidenta Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte.
O Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o Governo do Rio Grande do Norte e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte convidam para participar do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas – Rio Grande do Norte.
O evento acontece a partir das 08h30 na Escola de Governo.
A abertura será feira pela Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti; pela governadora Rosalba Ciarlini; prefeitos Carlos Eduardo Alves e Benes Leocádio.
O ministro potiguar Garibaldi Filho vai abrir as palestras, às 11h, juntamente com o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional).
Das 11h às 18h30, haverá atendimento individualizado aos prefeitos dos seguintes órgãos federais: Ministério da Saúde / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Ministério da Educação / Ministério das Cidades / Ministério do Desenvolvimento Agrário / Ministério da Agricultura / Ministério da Pesca e Aquicultura / Ministério do Turismo / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Ministério da Integração Nacional / Fundação Nacional de Saúde – Funasa.
Ainda no período vespertino, ocorrerão palestras com auxiliares dos Ministérios da Educação e da Saúde.

Funcionários do Banco do Brasil fazem paralisação de 24 horas em todo o país


Os clientes do Banco do Brasil (BB) só poderão fazer operações e serviços bancários nos caixas eletrônicos e pela internet nesta terça-feira (30). Os funcionários do BB cruzarão os braços por 24 horas em todo o país em protesto contra o novo plano de carreira adotado pela instituição. Os sindicatos exigem a abertura de negociações e reclamam que o plano foi implementado sem consulta aos trabalhadores.
As principais reclamações dizem respeito à redução de adicionais para os cargos em comissão e para as funções gratificadas. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) que representa os bancários, o novo plano reduz o adicional de função gratificada de seis horas e do adicional de função de confiança para os comissionados que trabalham oito horas.
A Contraf criticou ainda a nova fórmula (mais…)

Meteorologia prevê mais chuvas nos próximos dias


O boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) confirmou a incidência de chuva em todas as regiões do Rio Grande do Norte, durante o fim de semana. Entre às 7h da sexta-feira (26) às 7h do da segunda-feira (29), choveu em 70 municípios do Estado – dos quais em 15 as precipitações foram superiores a 32 milímetros. Os municípios onde que mais choveu foram: Extremoz, na Grande Natal (70,3 mm); Senador Georgino Avelino, no Leste potiguar (68,9 mm) e Nata (60,4 mm).
Segundo a Emparn, a previsão é de chuva também para os próximos dias, tanto na capital, quanto no interior do Estado. No final de semana, a região Oeste  registrou precipitações em 19 municípios, variando entre 1mm e 43,5mm; na região Central, em 13 com chuvas entre 1,3mm e 12,4 mm; no Agreste, em 22 cidades, com índices entre 10,5mm e 40mm e no Leste potiguar, em 16, com precipitações variando entre 22mm e 70,3 mm.
No Oeste, a chuva mais forte foi em Major Sales (43,5mm); na região Central, em Caiçara do Rio dos ventos (12,4mm) e no Agreste, em Jundiá (40mm). Entre a sexta-feira da semana passada e a manhã de ontem, foram  60,4 milímetros de chuva em Natal. Nas áreas mais periféricas da cidade, como aconteceu no bairro Bom Pastor, na zona Oeste, um caminhão caiu em um buraco aberto no asfalto. O acidente aconteceu na madrugada de ontem, na avenida Bom Pastor, próximo ao cruzamento com a Avenida Capitão Mor Gouveia.
Da Tribuna do Norte

Fim do MSN acontece nesta terça-feira


msnNesta terça-feira (30) os brasileiros que acessarem o MSN receberão um aviso dizendo que o Messenger deixará de existir. O serviço vai parar de funcionar para abrir caminho ao Skype (comunicador da própria Microsoft) que ocupará seu lugar.
Os usuários do MSN precisarão migrar para o Skype se desejarem continuar a utilizar os contatos da ferramenta. Para isso basta baixar o programa e se conectar com os dados usados na Microsoft (como no Hotmail, por exemplo).
Se você já utiliza os dois serviços, é recomendado que atualize o Skype para a versão mais recente e se conecte utilizando os dados da Microsoft. Depois bastará escolher a opção para combinar as contas e os contatos dos dois serviços aparecerão juntamente no Skype.

Orçamento participativo começa ser discutido nesta terça-feira


Seminário discute nesta terça-feira orçamento participativo A Secretaria de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla) realiza nesta terça-feira (30), a partir das 8h, no auditório do IFRN da Cidade Alta, o Seminário de Participação Popular na elaboração do Plano Plurianual de Natal para o Quadriênio 2014-2017. O encontro visa discutir as prioridades do Plano Plurianual, no intuito da construção futura, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, em conjunto como a participação da população no ciclo orçamentário municipal.
O Plano Plurianual (PPA) tem como objetivo principal a orientação das políticas públicas e planejamento dos gastos orçamentários para os próximos quatro anos da gestão do Municipio de Natal. O PPA está sendo elaborado pela Sempla, em conjunto com todas as secretarias da Prefeitura do Natal e representantes da Sociedade Civil, priorizando cinco eixos temáticos referentes, ao Desenvolvimento Humano e Cidadania, Desenvolvimento Socioespacial, Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Gestão Democrática da Cidade e Desenvolvimento Regional.
A proposta do encontro visa também, à proposição de novas ações, na perspectiva de que os anseios e os interesses da comunidade sejam contemplados no Plano Plurianual 2014/2017, tendo como foco a retomada do desenvolvimento sustentável da nossa cidade, de forma transparente e democrática, respeitando a equidade e a participação social.

Câmara poderá aprovar lei que autoriza postos de combustíveis em supermercados de Natal


Os vereadores que defendem o projeto de lei que autoriza a instalação de postos de combustíveis nos supermercados e hipermercados de Natal pretendem aprovar, na sessão de hoje da Câmara, a dispensa de tramitação nas comissões e a consequente votação da proposta em regime de urgência. Se aprovada a urgência, o projeto poderá ser apreciado na mesma sessão ou na quinta-feira (2).
A iniciativa de pedir a dispensa de tramitação será do vereador Fernando Lucena (PT). Para votação nesse regime de urgência, ele terá que conseguir o apoio de 20 parlamentares, uma vez que é necessária maioria qualificada, ou seja, dois terços do total de 29 vereadores.
Se obtiver o respaldo para discussão da matéria em plenário sem passar pelas comissões, serão necessários 15 votos para efetivamente aprová-la, restando, neste caso, a sanção do prefeito Carlos Eduardo para entre em vigor.
Fernando Lucena disse ontem que está confiante. Essa é a terceira tentativa de emplacar a matéria na Câmara Municipal de Natal (CMN). “A gente sente uma mudança no clima da casa em favor do projeto. Dos novos vereadores, 90% já declararam o voto pela aprovação”, enfatizou ele.
Em virtude do feriado do “Dia do Trabalhador”, em 1º de maio, haverá sessão, nesta semana, hoje e na próxima quinta-feira (2).

UFRN publica edital de concurso para cargos Técnico-Administrativos


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com edital de concurso público para preenchimento de vagas em cargos Técnico-Administrativos em Educação no seu quadro permanente. As vagas são para técnicos de Ensino Superior (15 vagas), Ensino Médio Profissionalizante (8 vagas), Ensino Médio Completo (1 vaga) e Ensino Fundamental Completo (25).
Os cargos disponíveis são: engenheiro/ engenharia civil – engenheiro / telecomunicação – engenheiro agrônomo, músico, pedagogo, revisor de textos, tecnólogo microscopia, assistente social, gestão pública, nutricionista, editor de imagens, técnico de laboratório / biotério, técnico de laboratório / microscopia, técnico de laboratório / materiais, técnico de laboratório / logística, técnico em saneamento, técnico em eletrônica, assistente de alunos, auxiliar em administração, auxiliar de creche, auxiliar de biblioteca e operador de luz.
A inscrição será feita, exclusivamente, via internet (www.comperve.ufrn.br), a partir das 8h do dia 13 de maio até às 23h59min do dia 03 de junho. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 80,00 dependendo do cargo pretendido. As provas serão aplicadas no dia 7 de julho, no município de Natal/RN.
Veja o EDITAL.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com edital de concurso público para preenchimento de vagas em cargos Técnico-Administrativos em Educação no seu quadro permanente.
As vagas são para técnicos de Ensino Superior (15 vagas), Ensino Médio Profissionalizante (8 vagas), Ensino Médio Completo (1 vaga) e Ensino Fundamental Completo (25).Os cargos disponíveis são: engenheiro/ engenharia civil – engenheiro / telecomunicação – engenheiro agrônomo, músico, pedagogo, revisor de textos, tecnólogo microscopia, assistente social, gestão pública, nutricionista, editor de imagens, técnico de laboratório / biotério, técnico de laboratório / microscopia, técnico de laboratório / materiais, técnico de laboratório / logística, técnico em saneamento, técnico em eletrônica, assistente de alunos, auxiliar em administração, auxiliar de creche, auxiliar de biblioteca e operador de luz.
A inscrição será feita, exclusivamente, via internet (www.comperve.ufrn.br), a partir das 8h do dia 13 de maio até às 23h59min do dia 03 de junho. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 80,00 dependendo do cargo pretendido. As provas serão aplicadas no dia 7 de julho, no município de Natal/RN.
Veja o EDITAL.
O reajuste salarial dos trabalhadores do sistema de transporte público deverá implicar diretamente na tarifa de ônibus. Caso a proposta apresentada de reajuste salarial e de vale-alimentação em 7,5% seja aceita, o preço da passagem poderá saltar dos atuais R$ 2,20 para até R$ 2,60. O impacto é calculado pelo   coordenador jurídico do Seturn, Augusto Maranhão Vale.

Desde o ano passado, o setor persegue um aumento. “Para se manter há três soluções: o reajuste tarifário, uma política de subsídios para as empresas ou fechar mais empresas”, pontua Vale. O sistema de transporte está sem reajuste na passagem há 27 meses. Entre as formas de subsídio, o Seturn já apresentou proposta para a redução do ICMS do óleo diesel, junto ao governo do Estado, e redução do ISS.

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos, admite a possibilidade de aumento, embora não tenha previsão de percentual ou prazo para ocorrer. “Estamos analisando as solicitações do setor para aumento da tarifa, bem como formas de subsídio para o transporte coletivo”, afirma. Enquanto a tarifa esteve “congelada”, acrescenta a secretária, o setor  teve três reajuste salariais e um de combustível. A licitação de concessão do transporte público deve ocorrer no 2º semestre.

Os trabalhadores e empresários do sistema de transporte público de Natal sentaram, pela terceira vez ontem, mas não chegaram a um consenso sobre o reajuste. A reunião na DRT/RN, teve a mediação Cláudio Gabriel de Macedo. A proposta representa a metade do valor pedido, mas também “um acréscimo real se considerada a inflação no período”, pondera o advogado. 

A categoria reivindica 15% de reajuste salarial, além da unificação do vale-alimentação em R$ 360,00 e melhorias em relação ao plano de saúde e a extinção da dupla função (motorista-cobrador).  O salário atual é de R$ 1.350 e o vale-alimentação de R$ 171,00 para motoristas e R$ 164,88, para cobradores. A contraproposta será apreciada em duas assembleias gerais, que serão realizadas hoje, às 9h e 16h, no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários. Por ora, asseverou o presidente do Sintro, Nastagnan Batista, não há qualquer indicativo de greve. “Estamos abertos a negociação”, disse Batista. Uma nova audiência de conciliação está agendada para às 10 desta quinta-feira, dia 2.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Produção do etanol misturado à gasolina deve crescer 28,29%

Publicado por Robson Pires
gasolina2A produção do etanol anidro (destinado à mistura com a gasolina) no Centro-Sul do país deve crescer 28,29% na safra 2013/2014 em relação ao período anterior, segundo estimativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). De acordo com diretor técnico da entidade, Antonio Padua Rodrigues, o crescimento está relacionado ao aumento do percentual de etanol na gasolina, que passará de 20% para 25% a partir desta quarta-feira (1º). “Não temos a menor dúvida de que o aumento tem relação com o limite de mistura que foi ampliado”, declarou.
Segundo Rodrigues, o crescimento deve ocorrer com mais destaque nas unidades produtoras da Região Centro-Sul, representadas na Unica, devido às condições climáticas do Norte e Nordeste. “A demanda [de anidro] no Brasil deve crescer 2,3 bilhões de litros. Sabemos que a safra do Norte/Nordeste vai ser menor, porque eles estão sofrendo muito com a seca. Por isso, toda essa produção adicional tem que se dar aqui na nossa região”, justificou. Em número absolutos, a produção de etanol anidro passará de 8,7 bilhões de litros para 11,2 bilhões.

Edital para obras da Roberto Freire será publicado amanhã


O edital para as obras de reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire será publicado nesta terça-feira (30) no Diário Oficial do Estado. A licitação para a ontratação da empresa responsável pela obra deverá ser finalizado em um prazo de 60 a 90 dias.

A obra está incluídas no PAC 2  e prevê a ampliação da capacidade de tráfego do trecho contemplado, com segregação das vias local e de passagem dos pontos mais carregados. Deverão sem construídos túneis, passarelas e a implantação de uma ciclovia em todo o trajeto da via.

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, a obra será iniciada com a implantação de melhorias em cerca de 30 ruas nos bairros vizinhos, como Capim Macio e Mirassol. Essas ruas deverão receber pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical.

Confira o projeto virtual da reestruturação da Roberto Freire:

Chuvas provocam alagamentos em Natal


c-ok
A chuva que cai desde ontem (27) repete um cenário já conhecido na capital potiguar, como ruas alagadas, semáforos quebrados e árvores caindo. A previsão é de mais chuva no começo da semana.

Na Rua dos Paianazes, antiga avenida 10 próximo a avenida Presidente Sarmento, uma árvore caiu em cima de um veículo. E na Rua Baraúnas, nas imediações da 'Feira do Carrasco' outra árvore caiu interrompendo o trânsito.
Alguns pontos de alagamentos na cidade:
  • Rua das Alagoas com ponto transitável de alagamento no encontro com avenida Ayrton Senna
  • Acesso ao viaduto IV Centenário com alagamento parcialmente transitável
  • Avenida Moema Tinôco com alagamento intransitável na altura do cemitério Pajuçara
  • Alagamento parcialmente transitável em frente ao estádio Frasqueirão no sentido capital
  • Avenida Bernardo Vieira com alagamento parcialmente transitável na altura do SEMTAS e "Feira do Carrasco" sentido norte
  • Alagamento em Mirassol, na saída da rua principal para o Campus da UFRN
  • Alagamento na rua da Saudade, próximo à ladeira de Nova Descoberta
  • Avenida Passeio dos Girassóis com alagamento intransitável na altura do Campus UFRN
  • Pista escorregadia na estrada da Coophab, av. Olavo Montenegro
  • Avenida Salgado Filho com ponto de alagamento na altura do cruzamento com avenida Amintas Barros no sentido aeroporto
  • Pontos de aquaplanagem na Via Costeira e prolongamento da avenida Prudente de Morais
  • Avenida Cel. Estevam x avenida Alexandrino de Alencar com alagamento na faixa da esquerda no sentido único
  • Avenida Prudente de Morais com alagamento transitável na altura do Corpo de Bombeiros no sentido sul
  • Rodovia BR-226 com ponto de alagamento no sentido interior na altura da "Curva da Morte"
  • Av. Cel. Estevam altura do forró do Dagô com alagamento transitável
  • Av. Eng. Roberto Freire com alagamento parcialmente transitável altura da UnP
  • Alagamento na av. Alexandrino de Alencar altura do Bompreço. (transitável)
  • Alagamento transitável na av. Mar do Caribe. Pajuçara-Conj. Parque das Dunas

Registros profissionais poderão ser solicitados pela internet


Os trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão poderão solicitá-lo via internet, a partir desta segunda-feira (29). Atualmente, a concessão do registro, feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), só pode ser feita mediante a apresentação do profissional nas superintendências do trabalho, com a documentação exigida.
O novo sistema vai estar disponível para os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazônia, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão os próximos estados a ser incluídos no novo sistema. No Distrito Federal, onde foram feitos os testes para a informatização, os registros online já podem ser feitos desde novembro do ano passado.

Fumaça de cigarro, mesmo apagado, impregna ambiente e eleva risco de câncer


Antes o cigarro só fazia mal a quem fumava. Depois passou a ser vilão também para quem inalasse a fumaça, ou seja, mulher de fumante é fumante passiva. Agora, de acordo com pesquisadores americanos, o tabagismo ganha mais uma culpa: mesmo com a brasa já há tempos apagada, ambientes devidamente defumados pelo tabaco são impregnados de partículas com efeitos cancerígenos por até dois meses, batizados com a expressão inglesa “thirdhand smoke”, ou “fumo de terceira mão”, em tradução livre. Isso mesmo, se seu filho vai à escola no carro em que você fuma o resto do dia, ele está mais exposto que aquela criança com pais que não gostam de tabaco.
Como se trata de um tema de estudo recente – os primeiros trabalhos de referência começaram a ser publicados em 2009 -, o que se conseguiu provar até agora é que o risco existe. Mas ainda não se sabe se o fumo passivo é mais ou menos perigoso que o efeito dos ambientes impregnados por nicotina.
A principal substância em questão é a nitrosamina. É o cancerígeno resultante da queima da nicotina e se apresenta em várias versões. Um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, tido como referência desde então, provou que o óxidos de nitrogênio disponíveis no ar, sobretudo nas grandes concentrações urbanas e industriais, reagem com a nicotina impregnada a ponto de torná-la de novo em nitrosamina inalante. O problema é que resíduos de nicotina têm capacidade de ficar depositados em superfícies de ambientes fechados, assim como em tecido e na pele humana.

Padre Marcelo Rossi diz que o perigo é a igreja cair na política e retroceder


marcelo rossiSacerdote católico mais famoso do país, o padre Marcelo Rossi, 45, vai de encontro à indicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de que o incentivo às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) pode ajudar a igreja a recuperar o espaço perdido para os evangélicos.
Para padre Marcelo, as CEBs –que tiveram seu auge nos anos 1980 combinando princípios cristãos a uma visão social de esquerda– apresentam o risco de estimular a “tentação à política”.
“O PT surgiu da CEB. Então, que não se politize”, diz o padre, que defende que a igreja construa grandes espaços como seu Santuário Mãe de Deus, aberto, ainda incompleto, em novembro passado.

domingo, 28 de abril de 2013

Infraestrutura é precária no Centro Administrativo

Sara Vasconcelos - Repórter da Tribuna do Norte

O Centro Administrativo, sede do governo estadual abriga não apenas o cerne das decisões do estado, como também problemas de infraestrutura.  Construído na década de 1970, alguns prédios nunca passaram por reforma. Infiltrações, problemas nas instalações elétricas e salas mal estruturadas e fachadas deterioradas são alguns deles. A questão da segurança e a mudança nos acessos também são reveses, relatados por servidores. 

Há uma semana, o prédio da Secretaria de Educação e Cultura foi alvo da ação de bandidos. Uma quadrilha invadiu a sede, rendeu o vigilante e arrombou três caixas eletrônicos do Banco do Brasil levando soma  em dinheiro não divulgada. O prédio da Educação está localizado exatamente em frente à Governadoria e, ao lado, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed). 

A circulação no Centro Administrativo é facilitada com a falta de manutenção das cercas, que ostenta buracos em alguns pontos. As guaritas não dispõem de equipamentos de segurança, como câmaras de circuito interno de TV ou barreiras eletrônicas. E em ao menos uma das três existentes, no acesso pela rua Raimundo Chaves, não havia guarda enquanto a equipe da TRIBUNA DO NORTE  esteve no local, na manhã da última quinta-feira.

O acesso pela Avenida Prudente de Morais, improvisada a partir da construção do Estádio Arena das Dunas, não tem pavimentação. Os desníveis e buracos rasgados no chão de terra batida pioraram com  chuva que caiu na última quarta-feira. Em meio a área alagada, sacos de lixo deixados para coleta. Pela marginal da BR-101, o acesso para carros oficiais é bem conservada e conta com guardas patrimoniais.

No trecho entre a Governadoria até a Secretaria de Infraestrutura (SIN), um vazamento no sistema de abastecimento da Caern, alagou as vias durante todo o dia de quarta e quinta-feira. Antes da reportagem deixar o local, técnicos da Caern vistoriavam o problema na tubulação.

A conservação dos canteiros e praças contrasta com a fachadas de algumas secretarias. A entrada nos prédios é feita de forma indiscriminada, somente em uma delas – na secretaria estadual de infraestrutra – o acesso precisou ser liberado por equipamentos eletrônicos instalados na portaria. Nas demais, a falta de recepcionista ou uma passagem paralela às roletas permite a entrada sem identificação. 

ABC bate Alecrim e mantém chances de ir a final


O Clássico foi disputado, o goleiro teve de trabalhar muito, mas o ABC reagiu no segundo tempo, conquistando uma vitória por 1 a 0 sobre o Alecrim e se mantém vivo na luta por uma vaga na final da Copa Cidade do Natal (fase de volta do 2º turno do Campeonato Estadual). Com a vitória em casa e o empate entre ASSU e América, o alvinegro, quarto colocado com 11 pontos, conseguiu reduzir para um ponto a diferença em relação ao líder Potiguar e ao vice-líder América. O gol abecedista foi marcado por Rodrigo Silva, na segunda etapa. A rodada de quinta-feira (2) será decisiva para saber quem serão os dois clubes classificados para final, que também tem o Baraúnas na disputa.

Lopes, o goleiro do ABC, foi o grande destaque da equipe na primeira etapa da partida. Para um time que entrou em campo sabendo que só a vitória evitaria a eliminação do Estadual e também criou muito pouco em termos ofensivos, parece soar estranho, porém, o goleiro alvinegro se transformou no personagem do jogo ao realizar três grandes defesas e evitar que o Alecrim largasse na frente.

A primeira grande intervenção ocorreu logo aos 6 minutos, quando o experiente Gilberto Matuto passou como quis pelo jovem ala abecedista Marcílio, que viu o lateral alecrinense avançar e cruzar, na cabeça de Diego, que apareceu livre de marcação na área, desviou de cabeça e Lopes conseguiu desviar a bola com a ponta dos dedos. Aos 21, em novo passeio de Matuto pela direita, ela passou por Júnior Xuxa e Marcílio, cruzou, Felipe Moreira completou e o camisa um alvinegro operou um milagre para salvar o gol.

O Alecrim levou perigo não só pelo lado direito, o gol quase saiu num ataque pelo meio da zaga abecedista, que viu o meia Muller dominar uma bola na entrada da grande área, chutar e obrigar Lopes a se esticar para desviar a bola que tinha endereço certo e  omplicaria ainda mais a situação alvinegra. Por sua vez o ABC apenas rondou a área do verdão, tanto que o goleiro Danilo defendeu, com certa facilidade, apenas um chute de Vanderlei, que entrou no jogo aos 31 minutos na vaga de Marcílio, alteração que segurou Gilberto Matuto mais na função de marcação.

No segundo tempo, o panorama começou completamente diferente. O ABC foi para dentro de campo do Alecrim, que durante 13 minutos, quando Rodrigo Silva colocou o alvinegro na frente após receber excelente  cruzamento de Vanderlei, o verdão foi massacrado pelos donos da casa, que levaram muito mais perigo ao adversário nestes minutos iniciais que em toda primeira etapa.

O Alecrim não conseguiu manter o ritmo, parecia cansado em campo e o técnico Wassil Mendes tentou dar mais fôlego ao grupo com as entradas de Rico, Renan Marques e Wigor para buscar equilibrar de novo as ações em campo. Porém, o ABC continuava mais perigoso. Numa tentativa de fora da área, Renan Marques fez Lopes aparecer pela primeira vez na etapa. O ABC respondeu num contra-ataque rápido com Jean Carioca, que só não ampliou o placar porque o goleiro Danilo conseguiu abafar o chute. Depois foi a vez de Júnior assustar, em duas chances claras, mas o jogador desperdiçou. Nos minutos finais, na base da disposição o Alecrim apertou, mas não conseguiu mudar a história da partida.

Outros resultados da rodada

Também na tarde de hoje (28) o ASSU empatou em casa com o América, em 1 a 1, e o Baraúnas goleou o Santa Cruz em 4 a 0, jogando fora. A outra partida da rodada ocorreu ontem (27), entre Coríntians de Caicó e Potiguar de Mossoró, também em Assu, onde o alvirrubro mossoroense fez 4 a 1 sobre o time do Seridó.

Abrindo o placar aos 35 minutos do primeiro tempo em Assu hoje, o time da casa marcou o primeiro gol da partida com o meia Juninho Bahia. O gol de empate do América, marcado pelo zagueiro Índio, veio aos 41 minutos do primeiro tempo. Já na derrota do Santa Cruz, os gols do Baraúnas foram marcados no segundo tempo. Dois gols foram de Fidélis, um aos três minutos e outro aos 21, um do atacante Léo Guerreiro, que ampliou o placar aos seis minutos, e o quarto por Carlinhos, que fechou o placar aos 40 minutos.

Ficha técnica

ABC 1 x O Alecrim

ABC: Lopes,Leandro Cardoso, Vinícius e Lino; Thiaguinho, Bileu, Leandro Santos (Renato), Jean Carioca e Marcílio (Vanderlei); Júnior Xuxa e Rodrigo Silva (Júnior). Técnico Paulo Porto.

Alecrim: Danilo, Gilberto Matuto, Robson, Bruno Recife e Maicon; Ruy, Diego (Rico), Claiton (Renan Marques) e Muller; Felipe Moreira (Wigor) e Willian. Técnico: Wassil Mendes.

Árbitro: Lenílson de Lima
Gols: Rodrigo Silva/ABC (13'/2ºT)
Renda: R$ 14.522,00
Público: 1.354 pagantes
Estádio: Frasqueirão

Fátima disse que aliança entre PMDB e DEM é “uma situação constrangedora”


OLYMPUS DIGITAL CAMERA“É uma situação muito constrangedora” . Essa foi a definição da deputada federal Fátima Bezerra para a aliança potiguar entre o PMDB e o DEM que, segundo a parlamentar, “continua fazendo uma oposição raivosa e sistemática” ao governo do PT.
“Eu espero que o PMDB se distancie do governo do DEM que, aliás, vem fazendo muito mal ao povo do Rio Grande do Norte. São três perdidos, de esperanças frustradas e ineficiente do ponto de vista administrativo”, lamentou Fátima.

Professores promovem atos por melhorias educacionais


Durante a semana passada, profissionais de educação e entidades da sociedade civil que atuam no setor em todo o país promoveram atos, marchas, paralisações, seminários, além de audiências com parlamentares e governo. Hoje (28), no Dia da Educação, as atividades terminam, mas o debate da valorização do setor continua.
Os eixos das reivindicações são três: o piso, a remuneração e carreira dos docentes, a formação inicial e continuada dos profissionais em educação e boas condições de trabalho. Sobre o último tema, na cartilha distribuída pela Campanha Nacional pelo Direto a Educação – articulação de mais de 200 movimentos e organizações da sociedade civil –, das escolas públicas que responderam o Censo Escolar 2011 (99,8% das instituições), 46,8% têm sala dos professores, 27,4% biblioteca e 14,8%, salas para leitura. Além disso, 14,3% não oferecem água filtrada e 17,5% não tem sanitário dentro do prédio da escola.

Jon Jones arrasa Chael Sonnen e iguala recorde de Tito Ortiz no UFC


Foi por muito pouco. Jon Jones venceu Chael Sonnen por nocaute faltando 27 segundos para o fim do primeiro round da luta válida pelo cinturão dos meio-pesados neste sábado, em Newark, nos EUA. Entretanto, uma fratura no pé do campeão o impediria de continuar lutando no segundo round, caso o desafiante resistisse o tempo restante do round, o que daria o cinturão, de forma inacreditável, a Chael Sonnen. Mas Jon Jones teve a seu favor a competência de ser não só o campeão, mas também o melhor. Com uma atuação segura e espetacular, o número um dos meio-pesados do UFC afastou a sombra chamada Chael Sonnen, que já incomodou Anderson Silva em duas oportunidades, com um nocaute espetacular aos 4m33s do primeiro round e manteve pela quinta vez consecutiva o seu cinturão, igualando o recorde de Tito Ortiz na categoria.
A luta
O primeiro round começou com Sonnen encurtando a distância e buscando acertar golpes em Jones, que o jogou no chão. Sonnen conseguiu levantar-se e manteve a distância curta para o campeão, evitando dar-lhe espaços. Jones mais uma vez conseguiu levar Sonnen para o solo, mas o desafiante novamente levantou-se e ficou com as costas na grade, tentando aplicar uma guilhotina e acertar golpes no rosto do campeão.
Jon Jones UFC 159 (Foto: Getty Images)Mostrando sentir dor, Jon Jones comemora a vitória sobre Chael Sonnen no UFC 159 (Foto: Getty Images)
Jones tentava golpear o desafiante, mas a curta distância o atrapalhava. Após tentar sem sucesso um golpe rodado, Jones voltou a levar Sonnen para o chão. Na guarda do desafiante, Jones começou a aplicar cotoveladas curtas, enquanto Sonnen esgrimava os braços e tentava manter o campeão sob controle. Quando conseguiu livrar os braços, Jones iniciou uma sequência de cotoveladas e socos que fizeram Sonnen deitar-se de lado no octógono. Após uma joelhada no tórax e mais alguns socos, o árbitro Keith Peterson interrompeu a luta, sob protestos do próprio Sonnen, que considerou a interrupção prematura.
Dedão jon jones UFC 159 (Foto: Reprodução / Twitter)
Fratura no dedo de Jon Jones no primeiro round da
luta contra Chael Sonnen (Foto: Reprodução / Twitter)
Após a luta, durante a entrevista ainda no octógono, foi constatado que Jon Jonestinha uma fratura no pé, e ele foi atendido, falando sentado em um banco ainda no local da luta.
- Acho que tinha um buraco na lona. Eu ia para a Jamaica, mas acho que não vou conseguir depois disso. Nós passamos por muito drama e isso me motivou demais. Eu queria mesmo ser mais Chael Sonnen que o Chael Sonnen, e consegui fazer isso. Meus técnicos disseram "dane-se a falação". Ele queria ser mais wrestler que eu, e eu fui mais wrestler que ele. Fui mais Chael Sonnen que o Chael Sonnen - disse o campeão, não escondendo que sentia muita dor.
Já Chael Sonnen fez questão de reconhecer a vitória de Jon Jones.
- Não tenho nenhum problema com o fim da luta. Eu achava que eu estava bem, mas acho que ele é o lutador melhor. Eu queria vencê-lo, fiquei muito surpreso com seu poder e tamanho. Jon é o cara. Não vou ser um dos caras que vai ficar por aí sem ter um caminho para o título, e acho que esta foi minha última chance.
Confira os resultados do UFC 159:
CARD PRINCIPAL

Jon Jones venceu Chael Sonnen por nocaute técnico aos 4m33s do primeiro round
CARD PRELIMINAR

Por SporTV.com

Confira os números sorteados na Mega-Sena neste sábado


A Caixa Econômica Federal divulgou as seis dezenas sorteadas neste sábado (27) pelo concurso 1.489 da Mega Sena. O sorteio foi realizado na cidade de Colina (SP).
Veja as dezenas sorteadas: 01 - 15 - 24 - 26 - 28 - 48.
Segundo a Caixa, por causa de problemas no sistema de processamento de loterias, a apuração dos ganhadores será realizada somente neste domingo (28).
Ainda de acordo com a Caixa, o prêmio para quem acertar as seis dezenas está estimado em R$ 2,8 milhões.
G1

Cartórios do RN aguardam decisão do TJ para celebrar casamento gay


No próximo domingo, 5 de maio, completa dois anos de uma das decisões que marcaram a história recente do Poder Judiciário no Brasil. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão unânime, reconheceu a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Desde então, cartórios em todo país oficializam a união estável de casais homoafetivos. Por consequência da sentença do STF, corregedorias de dez tribunais estaduais regulamentaram o casamento civil e, nesses Estados, é possível, a exemplo do que ocorre com casais heterossexuais, a celebração de casamentos homoafetivos nos cartórios. Até o fim deste ano, a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) deve expedir provimento nesse sentido evitando, assim, a judicialização das uniões estáveis homoafetivas.
Alex RégisMarlene Silva de Freitas e Maria Goretti estão juntas há 18 anos e já registraram união estável em cartórioMarlene Silva de Freitas e Maria Goretti estão juntas há 18 anos e já registraram união estável em cartório
Atualmente, os casais homoafetivos potiguares só têm um caminho para transformar a união estável em casamento de fato: procurar a Justiça. O processo é lento, desgastante e pode sair caro. Até o momento, há informações de apenas uma ação que logrou êxito no judiciário estadual. Um casal formado por um médico e um servidor público conseguiu, em agosto do ano passado, converter a união estável de mais de uma década em casamento. O reconhecimento foi formalizado pela 3ª Câmara Cível do TJRN após negativa de juiz de primeira instância e posicionamento contrário do MPE.
Foi a juíza Sulamita Pacheco, à época ocupando o cargo de desembargadora substituta, quem relatou o processo. Para dar parecer favorável à união do casal, a magistrada tomou como base a Constituição Federal e a jurisprudência já existente no país. Em seu relato, Sulamita citou trecho de um romance de Machado de Assis. “Cada qual sabe amar a seu modo; o modo não importa; o essencial é que saiba amar”, transcreveu. O voto da juíza foi acompanhado pelos desembargadores Amaury Moura Sobrinho e Vivaldo Pinheiro. “Para mim, foi um processo simples, me parecia muito óbvio que a decisão deveria ser favorável à união do casal”, disse a magistrada.
A ação inédita no Rio Grande do Norte foi protagonizada por um casal de homens que prefere preservar a identidade por causa dos filhos adotados alguns anos antes da união oficial. Aliás, foi por causa dos filhos – uma menina de 4 anos e um menino de 10 anos – que eles resolveram enfrentar a “batalha judicial”. Se fosse preciso, iriam até Brasília lutar pela legalização da família. “O casamento é diferente da união estável. Com essa decisão, temos mais segurança. Estamos protegidos e nossos filhos também têm esse amparo legal”, colocou um dos homens.
Antes da oficialização, perante à Justiça, do casamento, o casal enfrentou alguns revés. A advogada Cristine Borges Araújo explicou que a ação foi julgada improcedente pela juíza de primeira instância após parecer negativo do MPE. O parquet é convocado em ações desse tipo. “Mas o casal recorreu da decisão e fomos ao TJRN. Passou quase um ano para a ação ser julgada e, novamente, o MPE foi contra. Porém, a juíza Sulamita entendeu que era possível acatar o pedido e o Tribunal aprovou. Isso demonstra que o nosso judiciário está conectado com as decisões de vanguarda e mais modernas”, pontuou.
Um dos homens explicou ainda que o casal estava decidido, em caso de nova derrota no TJRN, acionar a instância superior, em Brasília. “Nós já contávamos com essa possibilidade. Já prevíamos nossa viagem à Brasília. Iríamos até o fim”, sentenciou. A advogada informou que o MPE poderia recorrer da decisão. “Mas, felizmente, o Ministério Público manteve-se calado”, completou.
Tribuna do Norte

Chuvas enchem açudes e amenizam drama no sertão


Sangria da barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte
Sangria da barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte
Tribuna do Norte destaca que as chuvas que caíram nos últimos sete dias em diversos municípios do Rio Grande do Norte, principalmente na região Oeste, ainda não foram suficientes para desfazer o quadro de estiagem nos 167 municípios do Estado. Levantamento do acumulado de chuvas no site da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) mostra que em alguns municípios, embora já tenham acumulado um volume de chuvas de até 519 milímetros, como é o caso de Campo Grande, lá a avaliação continua sendo de “muito seco”, pois a média de um inverno normal está acima de 600 a 700 milímetros por ano. Mesma coisa ocorrem nos dois municípios onde mais choveu este ano: Major Sales e Martins, ambos no Oeste, com 582,6 mm e  573,.4 mm respectivamente.
Na região do Seridó, onde um volume de chuvas acima de 500 mm já pode ser considerado “normal”, o município com maior volume acumulado de chuvas em 2013 é Caicó, com 325 mm. Porém, em alguns municípios as chuvas que caíram recentemente diminuíram o clamor da população por água potável e destinada ao consumo humano, como em Serra Negra do Norte, onde choveu, até agora, 177,8 milímetros.
O prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria, disse que  os 117,2 mm de chuvas no dia 22, foram suficientes para encher a barragem da Dinamarca, que acumula seis milhões de litros cúbicos de água: “Ela começou a sangrar na madrugada deste sábado”.
Urbano Faria disse que o abastecimento de água a cargo do  SAEE “é feito 100% a partir da barragem da Dinamarca”, mas que até a quinta-feira (25) estava sendo realizado apenas por caminhão pipa. “Agora o sistema de distribuição de água do SAEE foi normalizado e suspendemos o carro pipa”, avisou.
Faria também informou que está trabalhando para que o abastecimento de água não fique na dependência, exclusivamente, da barragem Dinamarca: “Nós já tivemos uma conversa com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, e devemos entregar em Brasília, dentro de 30 dias, um projeto para a construção de uma adutora de 37 km para captar águas do rio Piranhas”.