Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Eleitor que tiver título levado pelo candidato pode votar com outro documento


Golpe baixo que muitos candidatos fazem pelo interior do Estado, principalmente com os eleitores de menos informação e que estão decididos a votar no adversário:

Entregam um benefício qualquer – dinheiro, tijolo, lata de tinta, pagam conta de luz, água – e em troca seguram o título de eleitor do sujeito.

Fazem isso para que no dia da eleição, sem o documento na mão, ele não possa votar.

Não vota nele, mas também não vota no adversário.

Golpe baixo de candidato que não consegue mudar o voto paleo argumento, mas pode comprar a abstenção do eleitor.

Cabe a você, leitor, bem informado, fazer o marketing boca-a-boca e que funciona.

Converse com as pessoas que estiverem ao seu lado. Na feira, na rua, na mercearia.

Explique que mesmo sem o título ele pode ir à sessão onde vota e apresentar um documento qualquer que tenha foto e votar.

Hebe Camargo é enterrada na Zona Sul de São Paulo


Hebe Camargo foi enterrada no Cemitério Gethsemani, Morumbi, Zona Sul de São Paulo, na manhã deste domingo (30). Um cortejo aberto com carro de bombeiros levando o corpo de Hebe Camargo saiu do Palácio dos Bandeirantes, onde o corpo estava sendo velado, e se dirigiu ao cemitério. 
manuela scarpa/rio newsSemana passada, Hebe Camargo tinha anunciado sua volta para o SBT
Semana passada, Hebe Camargo tinha anunciado sua volta para o SBT

A apresentadora morreu aos 83 anos na manhã deste sábado (29), de parada cardíaca, na sua casa em São Paulo. Hebe, que retirou um tumor no intestino em 11 de março deste ano, já havia passado por cirurgias e quimioterapias em 2010, após o diagnóstico de câncer no peritônio, membrana que envolve órgãos do aparelho digestivo.

No dia 12 de junho a apresentadora passou por outro susto. Foi levada às pressas ao hospital para retirar a vesícula. No mês seguinte passou cinco dias internada realizando exames de rotina. Na quinta passada (27) o SBT anunciou a volta de Hebe à emissora a qual estava afastada desde dezembro de 2010, quandou foi para a RedeTV!.

A negociação entre Hebe e SBT ocorria desde junho e em 17 de setembro deste ano, ela se desligou da Rede TV!, cujo compromisso iria até dezembro. Hebe não realizava gravações para a televisão desde junho, quando se submeteu a novas internações devido ao tratamento contra o câncer descoberto em 2010, no peritônio.

Professor será afastado após ser flagrado fumando maconha com alunos


A Secretaria de Educação do Distrito Federal informou neste sábado (29) que afastará o professor de educação física, flagrado ontem no Parque da Cidade fumando maconha com alunos de 15 e 16 anos do Centro de Ensino Fundamental (CASEB).
“Este foi um fato isolado e as famílias podem ficar tranquilas, pois aconteceu fora da escola”, informou o secretário de Educação, Denílson Bento da Costa(na foto).
O professor foi levado para a Delegacia da Asa Sul e encaminhado nesta manhã à carceragem do Departamento de Polícia Especializada.

Potiguar fica em segundo no Miss Brasil 2012


 (Divulgação)
Adicionar legenda

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR 

 Apontada pelos sites especializados como uma das favoritas ao Miss Brasil, a potiguar Kelly Fonseca ficou em segundo lugar no evento, realizado na noite deste sábado, em Fortaleza. A grande vencedora foi a Miss Rio Grande do Sul, Gabriela Markus. Aos 23 anos, a potiguar Kelly tem 1,80m e é estudante de jornalismo.

A primeira colocada no concurso, que irá representar o país no Miss Universo 2012 em Las Vegas, recebeu a faixa de Priscila Machado, Miss Brasil 2011. Leva também a coroa e um carro 0 km. A segunda embarca para Cancun, no México, com tudo pago e a terceira ganha uma viagem para o Nordeste.

UFRN encerra inscrições para seleção de professores nesta segunda

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) encerra nesta segunda-feira (1º) o período de inscrições para o processo seletivo de professores substitutos e temporários para o preenchimento de vagas existentes e formação de cadastro de reserva.

O candidato deve acessar a página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) na internet (www.progesp.ufrn.br) e preencher o Requerimento de Inscrição.

As inscrições serão feitas presencialmente ou através de procuração na Secretaria da Unidade de Lotação correspondente. Os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, o requerimento devidamente preenchido e a documentação especificada no edital do concurso. A validação da inscrição será feita mediante o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 13.

O processo seletivo será realizado no período de 8 a 10 de outubro. O concurso está aberto para o preenchimento das seguintes vagas já existentes: uma na área de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Campus de Santa Cruz/RN) e uma na área de Saúde Coletiva do Departamento de Fonoaudiologia (Campus de Natal/RN).

O processo, que tem validade de 12 meses, também compreende a formação de quadro reserva nas seguintes unidades de lotação: Departamento de Comunicação Social, Departamento de Informática e Matemática Aplicada e Departamento de Psicologia do Campus de Natal.

Para consultar o edital, o requerimento de inscrição e as normas do concurso, acesse o link: http://www.progesp.ufrn.br/concurso.php?id=86979392.

domingo, 23 de setembro de 2012

Vox Populi em Natal: Só 5% aprovam governo Rosalba e 1% a gestão Micarla


O instituto pesquisou os índices de aceitação popular da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e da governadora Rosalba Ciarlini.
Eis os números:

Desempenho do governo Rosalba Ciarlini:
Ótimo – 1%
Bom – 4%
Regular – 23%
Ruim – 11%
Péssimo – 60%
NS/NR – 1%

Desempenho da gestão da prefeita Micarla de Sousa:
Ótimo – 0%
Bom – 1%
Regular – 7%
Ruim – 6%
Péssimo – 86%
NS/NR – 0%

*
O candidato Carlos Eduardo (PDT), que lidera a preferência, também lidera a rejeição na pesquisa. Eis os números quando a pergunta foi ‘em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum’:
Carlos Eduardo – 16%
Hermano – 13%
Rogério – 10%
Mineiro – 8%
Roberto Lopes – 7%
Robério – 4%
Não rejeita nenhum – 13%
Rejeita todos – 6%
NS/NR – 23%

Pesquisa Vox Populi/Fiern/Novo Jornal aponta Carlos Eduardo com 47%


O Instituto Vox Populi, Federação das Indústrias e Novo Jornal realizaram pesquisa eleitoral em Natal, protocolada sob o nº RN-00127/2012, para medir as preferências para Prefeito da capital. Os entrevistadores ouviram 800 pessoas entre os dias 18 a 22 de setembro.
ESTIMULADA: Se a eleição para prefeito de Natal fosse hoje, em qual destes candidatos você votaria?
Carlos Eduardo (PDT) 47%
Hermano Moraes (PMDB) 17%
Fernando Mineiro (PT) 8%
Rogério (PSDB) 5%
Professor Robério (PSOL) 2%
Roberto Lopes (PCB) 1%
Ninguém/Branco/Nulo 10%
NS/NR 10%
ESPONTÂNEA: Se a eleição para prefeito de Natal fosse hoje, em quem você votaria?
Carlos Eduardo (PDT) 40%
Hermano Moraes (PMDB) 13%
Fernando Mineiro (PT) 7%
Rogério (PSDB) 4%
Professor Robério (PSOL) 1%
Roberto Lopes (PCB) 0%
Outros nomes 0%
Ninguém/Branco/Nulo 13%
NS/NR 22%

Paraíba: PF prende candidato por comprar votos


A Polícia Federal informou, em entrevista coletiva, que prendeu um candidato a vereador de João Pessoa durante operação realizada na manhã desta sexta-feira (21). Ironaldo Leal de Oliveira (PP) é suspeito de comandar um esquema de compra de votos através da concessão de moradia. De acordo com a promotora, Cristiana Ferreira Vasconcelos, da 76ª Zona Eleitoral, ele teria fundado a cooperativa habitacional com o objetivo da cooptação de apoios eleitorais. A PF informou que um filho do político também foi detido sob suspeita de participação no esquema.
Segundo a promotora, o candidato cadastrava pessoas na cooperativa dando garantias que conseguiria moradias para elas, através de programas federais, caso fosse eleito. No momento do cadastro as pessoas informavam dados pessoais, inclusive título eleitoral e seção eleitoral. “As evidências apontam que essa cooperativa foi exatamente feita com a intenção de cooptação de votos. Uma fraude eleitoral”, afirmou Cristiana Ferreira. Ela informou também que pela documentação apreendida, cerca de seis mil pessoas estavam cadastradas na cooperativa.

Vacinação contra gripe é eficaz no Sul mas falha no Nordeste



A vacinação contra a gripe em idosos foi eficaz para a região Sul, mas não para a região Nordeste do Brasil.A conclusão é de Janessa de Fátima Morgado de Oliveira e José Leopoldo Ferreira Antunes, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
A inadequação entre o período do ano em que a vacinação é realizada e a variação sazonal da mortalidade por gripe e pneumonia na região Nordeste são apontadas como possíveis fatores que teriam contribuído para esse resultado.
Janessa levantou dados de população e mortalidade por gripe e pneumonia junto a duas fontes nacionais, a Fundação IBGE e o DATASUS.Foram estimados coeficientes semanais de mortalidade com ajuste por diferenças na distribuição por sexo e por idade.
Para comparação, foram estudados os períodos de 1999 a 2009, em que a vacinação foi realizada, e de 1996 a 1998, quando não houve vacinação.
Durante o período de vacinação, a média anual do número de períodos com excesso de mortalidade foi reduzida em 32,8% na região Sul, mas apenas em 4,5% na região Nordeste.
Na região Sul, a duração média dos períodos com excesso de mortalidade foi reduzida em 66,2%, e a mortalidade por semana caiu 43,9%.
Na região Nordeste, ao contrário, a duração média de tais períodos aumentou 22,2% e a mortalidade atribuível à influenza por semana aumentou 140,2%.

Código Florestal abre agenda do Senado na terça-feira (25)


A medida provisória do Código Florestal (MP 571/2012) é o primeiro item da pauta do Plenário na terça-feira (25). A sessão deliberativa foi convocada pelo presidente do Senado, José Sarney, num esforço para possibilitar a votação da matéria até 8 de outubro.
Caso a presidente decida pela sanção do texto, estaria concluído o processo de construção do novo Código Florestal (Lei 12.651/2012). Já em caso de vetos, as lacunas poderão ser cobertas por lei em vigor ou exigir regulamentação por decreto, por projeto de lei enviado pelo Executivo em regime de urgência ou mesmo pela edição de nova medida provisória.
A principal discordância do governo é sobre a mudança feita na chamada regra da “escadinha”, que beneficia pequenas propriedades com menor exigência de recomposição de Área de Preservação Permanente (APP). No texto original, estavam previstos benefícios escalonados para propriedades até 10 módulos fiscais, mas, no acordo firmado na comissão mista, foram ampliados para áreas até 15 módulos fiscais, que são as médias propriedades.

EIT é condenada pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver dinheiro


A Empresa Industrial Técnica S.A – EIT foi condenada pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver quase R$ 80 mil aos cofres públicos. A empresa deverá ressarcir R$ 75.777,81 por serviços pagos e não executados. A obra executada pelo DER, pavimentação asfáltica do entroncamento BR101-Pitangui, apresentou irregularidades.
A devolução dos recursos também será de responsabilidade de mais quatro servidores do Estado que subscreveram as medições e atestaram o recebimento do serviço.

Ronaldo Fenômeno será vigiado em sua festa de aniversário; entenda

Escalado para protagonizar o quadro Medida Certa, do Fantástico, exibido nas noites de domingo na Globo, Ronaldo Fenômeno já vai ter que controlar a gula e fechar a boca na comemoração de seu aniversário, que acontece na noite deste sábado (22), na boate Outlaws, casa noturna de São Paulo que tem o ex-jogador e o empresário Marcos Buaiz como donos.

O Fantástico estará presente na festa para fiscalizar se Ronaldo está seguindo à risca o regime proposto pelo programa para emagrecer. Ronaldo conversou com um amigo do colunista Leo Dias, do jornal O Dia, e fez a revelação.

 "Só vou poder beber duas cervejas", disse ele, que vai se submeter durante três meses a um programa de exercícios físicos e reeducação alimentar. Mas nem tudo será controle.

 A diversão da festa vai ficar por conta dos shows de Preta Gil e MC Sapão. Ronald, filho do jogador com Milene Rodrigues, será um dos DJs Jogadores, artistas e a alta sociedade paulistana estarão presentes na tão aguardada comemoração que, como toda boa festa, não tem hora para acabar.

ABC derrota o Guarani e sobe três posições na Série BABC derrota o Guarani e sobe três posições na Série B


Aproveitando o apoio da torcida, o ABC derrotou o Guarani-SP por 3 a 1 na noite desta sexta no Frasqueirão pela 26ª rodada da Série B. Os gols do alvinegro foram marcados por Adriano Pardal, Pedro Silva e Diego Clementino.

Com a vitória, o ABC subiu três posições chegando ao 12º lugar com 32 pontos. Na próxima rodada, o ABC vai receber o ASA-AL na terça-feira às 19h30. Já o Guarani vai encarar o América-RN no sábado às 16h no estádio Brinco de Ouro em Campinas-SP.

Histórias de superação, luta e amor pelo trabalho

Os 1.200 trabalhadores da obra do estádio Arena das Dunas, demonstram no trabalho que não lhes faltam dedicação, talento e coragem para ajudar a concluir em tempo hábil a mais comentada e esperada obra em curso no Estado. A TRIBUNA DO NORTE acompanhou um dia desse trabalho 
Júnior SantosAs primeiras arquibancadas foram colocadas há duas semanas e, faltando 464 dias para o prazo de entrega, o estádio começa a ganhar forma. Obra será concluída em dezembro do próximo anoAs primeiras arquibancadas foram colocadas há duas semanas e, faltando 464 dias para o prazo de entrega, o estádio começa a ganharforma. Obra será concluída em dezembro do próximo ano


Roberto Lucena
 - Repórter

Por trás do muro de proteção que cerca a obra do estádio Arena das Dunas, há o que pode ser comparado a uma pequena cidade. Seus habitantes têm histórias de superação, luta e amor pelo trabalho. A TRIBUNA DO NORTE teve a oportunidade de conviver  - um dia inteiro - no canteiro de obras e registrou os detalhes do que é hoje a mais comentada e esperada obra do estado.

Do lado de fora, a impressão que se tem é a de que a obra segue em ritmo acelerado, contrapondo as expectativas pessimistas que apostavam num fracasso do projeto. De acordo com o último levantamento divulgado pela construtora OAS, responsável pelo empreendimento, 30,5% da obra já havia sido executada até o dia 31 de agosto. Mas, uma visita ao canteiro de obras revela muito mais que isso. 

Quem trafega diariamente pelas avenidas Lima e Silva, Prudente de Morais e Salgado Filho, nas proximidades de onde existiam o Machadão e Machadinho, tem a oportunidade de acompanhar a evolução das obras. As primeiras arquibancadas foram colocadas há duas semanas e, faltando 464 dias para o prazo de entrega, o estádio começa a ganhar forma. O futuro palco da Copa do Mundo em Natal deverá ser entregue em dezembro de 2013. Para cumprir este prazo, atualmente cerca de 1.200 trabalhadores se revezam em três turnos de trabalho.

Com a implantação do terceiro turno de trabalho, no início de agosto, a construção da Arena das Dunas não para. De segunda à sábado, há sempre alguém trabalhando. Seja na cozinha terceirizada, no setor de administração ou no canteiro de obras, o trabalho segue sem interrupções.

Para ser um dos colaboradores - termo usado na construtora OAS para identificar seus funcionários - da obra, é necessário um período de integração e treinamento que dura dois dias. O coordenador de segurança, meio ambiente e saúde, Thiago Libaroni, explica que, durante o treinamento, são explicadas as regras e normas da companhia. "Temos uma preocupação muito forte com relação à segurança do trabalho. Por ser uma obra de grande porte, é comum que hajam alguns acidentes, porém, trabalhamos na prevenção dos mesmos". 

A preocupação como os acidentes pode ser mensurada com a quantidade de reuniões que antecedem as atividades. "Antes de começar, cada frente de trabalho se reúne por cerca de 10 minutos. Esses encontros são chamados de reunião de Diálogo Diário de Segurança (DDS)", diz Thiago. O DDS é encerrado sempre com uma oração. O recorde de dias de trabalho sem acidentes, 260, foi registrado ano passado. "Em agosto tivemos alguns, assim como em setembro, mas nada grave. Não resultaram em afastamentos". 

São exemplos de frentes de trabalho na Arena, as turmas de carpintaria, pedreiros, serventes, montadores de andaimes, armadores e encarregados. Para diferenciá-los, os membros de cada equipe usa um capacete de cor diferente. O mesmo ocorre com os uniformes. Os de cor amarela são usados pelos colaboradores da parte civil, da aplicação de concreto. Quem usa macacão azul, trabalha com pré-moldados.
Júnior SantosO Cantador - Francinaldo Marques, 42 anos, é auxiliar de serviços gerais.
O Cantador - Francinaldo Marques, 42 anos, é auxiliar de serviços gerais. "Com fé em Deus essa obra será encerrada no tempo certo e vai dar tudo certo"

Na hora das refeições, para facilitar o serviço, eles são divididos. Um turma começa a se servir meia hora antes da outra. O alimento é feito por uma empresa terceirizada que fornece à OAS desde o início do projeto. Ainda na fase de terraplenagem, eram apenas três "quentinhas" para os topógrafos. Hoje, o número de refeiçoes ultrapassa a marca de três mil diariamente. "A cozinha não para. A primeira refeição tem que estar pronta às 5h30. A última é servida à meia noite", diz a administradora do Complexo Alimentar Pães e Massas, Karla Mata.

A maioria dos colaboradores sonha em assistir pelo menos um dos quatro jogos programados pela Fifa para acontecer na Arena das Dunas durante a Copa. É o caso do servente Ari Nunes de Lima, 43 anos. Além de espectador, "Risadinha", como é conhecido pelos amigos, sonha em jogar no estádio que está ajudando a construir. Experiência com o futebol, na posição de goleiro, ele já tem. "Fui jogador nas categorias de base do ABC e América. Hoje, participo do campeonato master em alguns bairros. Quem sabe um dia eu jogue aqui, né?" diz.

Se depender da torcida dos amigos, o jogo sai. O sentimento entre os colaboradores é de entusiasmo e esperança com a obra. Francinaldo Marques, 42 anos, é auxiliar de serviços gerais. Entrou como servente e conseguiu a ascensão depois de seis meses. Francinaldo é conhecido no canteiro de obras como "vai dar tudo certo". A alcunha explica-se devida à uma música homônima que o operário ouve todos os dias. A canção evangélica, entre os colaboradores, virou o hino da obra. "Ouço todos os dias, o pessoal já me conhece. Com fé em Deus essa obra será encerrada no tempo certo e vai dar tudo certo", diz.

No RN, SUS depende da terceirização para funcionar


As cooperativas médicas foram criadas, inicialmente, para atuar junto aos planos de saúde. Mas hoje, aproximadamente uma década após suas implantações, atuam fortemente na área de saúde pública no Rio Grande do Norte. As duas principais instituições do Estado - Coopmed e Coopanest - aumentaram, aproximadamente, dez vezes a quantidade de associados e, hoje,  trabalham em todas as unidades públicas - municipais e estaduais - de Natal. A falta de investimento na contratação de pessoal para a área de saúde pública e o colapso das unidades municipais e estaduais nos últimos anos, ressaltaram o nível de "dependência" do Sistema Único de Saúde ao serviço prestado por profissionais que se organizaram e escolhem quanto custa e a quem oferecer seus serviços. 

Em natal, 50% das escalas são de médicos cooperados

sábado, 22 de setembro de 2012

Diferença para 2º turno está a 4 pontos


A segunda rodada da pesquisa Ibope/InterTV Cabugi com as intenções de votos para prefeito de Natal, divulgada ontem, mostrou que o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) está com 44%. O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) aparece com 21%. Em terceiro lugar está o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) com 9%. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) aparece na pesquisa com 7%. Robério Paulino (PSOL) está com 2% e Roberto Lopes (PCB) com 1%. Brancos e nulos somaram 10% e indecisos 6%. A pesquisa Ibope está registrada na Justiça Eleitoral com o número 119/2012. Foram entrevistadas 602 pessoas, de segunda-feira até ontem. 

A segunda rodada da pesquisa aponta para possibilidade real de segundo turno em Natal, caso seja considerada a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A somatória de todos os candidatos aponta para 40% pontos, enquanto Carlos Eduardo está com 44%. Ou seja, a diferença entre eles é, exatamente, a margem de erro de 4 pontos. 

No comparativo com a primeira rodada da pesquisa Ibope/InterTV Cabugi, divulgada no dia 5 de setembro, a atual pontuação dos candidatos ocorreu dentro da margem de erro. O candidato Carlos Eduardo se manteve estável.  Hermano Morais subiu 2 pontos percentuais. Fernando Mineiro aumentou 4 pontos e Rogério Marinho aumentou 3 pontos. Robério Paulinho aumentou 1 ponto e Roberto Lopes, que não havia pontuado na pesquisa anterior, está com 1% na nova rodada.

Considerando que a possibilidade da eleição em Natal vir a ser definida em um segundo turno, já que a diferença entre o líder e os demais candidatos está dentro da margem de erros para mais ou par menos, o Ibope/InterTV Cabugi fez a simulação de votos entre os dois primeiros colocados. Por ela, se houver um segundo turno, Carlos Eduardo teria 49% e Hermano Morais 30%. 

REJEIÇÃO

A pesquisa Ibope /InterTV Cabugi também mostrou a rejeição dos candidatos. O mais rejeitado é o deputado federal Rogério Marinho, que foi citado por 24% dos entrevistados que responderam "não votariam de jeito nenhum". O segundo é Carlos Eduardo com 23%. Hermano Morais é rejeitado por 21%. Fernando Mineiro tem um índice de 19%.

Os candidatos Robério Paulino e Roberto Lopes tem rejeição de 18%, cada um. Outros 18% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos. E 12% afirmaram que não sabem ou preferem não responder. 

Comparando o índice de rejeição da pesquisa Ibope do dia 5 de setembro e a nova rodada, houve oscilações dos candidatos superior a margem de erro. A rejeição de Carlos Eduardo caiu 8 pontos. A de Rogério Marinho teve uma queda de 6 pontos. Fernando Mineiro teve uma queda na rejeição de 12 pontos. Já Hermano Morais caiu 8 pontos na rejeição. Roberto Lopes teve uma queda de 14 pontos e Robério Paulino reduziu a rejeição em 10 pontos. 

Alunos transformam refeitório da escola em palco artístico


Ação pedagógica na Escola Estadual Rômulo Wanderley, situada zona Norte de Natal, transforma o refeitório em palco para apresentações artísticas de alunos. A ação faz parte de estratégia metodológica desenvolvida pela professora de Ciências, Mytercia Bezerra, junto às turmas dos 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, no mês de setembro, durante os intervalos.
DivulgaçãoAlunos dançam no refeitório da Escola Estadual Rômulo Wanderley no intervalo das aulas
Alunos dançam no refeitório da Escola Estadual Rômulo Wanderley no intervalo das aulas

 A professora usa na ação a temática do gênero e igualdade, estimulando a criatividade dos alunos na abordagem dos assuntos e motivando um melhor entendimento.

No processo, são criadas e apresentadas peças teatrais, danças e músicas. Sempre buscando conciliar o ensino teórico com as discussões do cotidiano ajudando no desenvolvimento da compreensão da sexualidade e da igualdade do gênero.

 Segundo a professora Mytercia, a ação pedagógica tem contribuído para reduzir os conflitos e tabus e tornado mais prazerosa o horário de intervalo. "A estratégia tem colaborado também na redução de conflitos e de casos de bullying durante o intervalo", acrescenta a professora.

Compartilhar

A ação da escola Rômulo Wanderley, como não poderia deixar de ser, também chega à sala de aula com leituras compartilhadas, jogos educativos e confecção de murais. 

 Criativa experiência que pode ser desenvolvida por outras escolas públicas e particulares de Natal, com intenção de melhorar a convivência dos alunos e o ensino aprendizagem.

Falta negociar o fim da greve moral


"A situação melhorou bastante nesses últimos dois dias, e acredito que na próxima segunda-feira (24) teremos boas perspectivas quanto à normalização do atendimento". A declaração de Nilzelene Carrasco, diretora do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, reflete o alívio que tomou conta de pacientes e profissional da saúde após a retomada do atendimento nos hospitais da rede pública. Problemas ainda persistem, mas a tendência, de acordo com as fontes consultadas pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, é que a situação volte a ficar estável ao longo da próxima semana.
Emanuel AmaralCorredores do HWG abrigam pacientes. Médicos da Sesap fazem
Corredores do HWG abrigam pacientes. Médicos da Sesap fazem "greve moral" nos hospitais públicos

Unidade de referência na Região Metropolitana de Natal quanto ao atendimento de emergência e urgência ortopédica, o Deoclécio Marques retomou a realização de cirurgias na noite de quinta-feira (20), quando o Governo do RN fechou acordo com a Cooperativa dos Anestesiologistas para substituir - temporariamente - os servidores em greve. "Estamos relacionando a ausência de todos os grevistas, e vamos encaminhar a lista dos faltosos para a Sesap tomar as providências", explicou Nilzelene ao ser questionada se o ponto estaria ou nãosendo cortado. Os anestesistas do Estado continuam trabalhando no turno da noite, com presença de 30% como determina a lei de greve.

A diretora ainda não sabe estimar quantas pessoas estão na fila no aguardo de cirurgias eletivas, e adiantou que neste final de semana elas não serão realizadas. "Nesta próxima segunda (24), teremos condições de precisar quando a fila voltará ao nível normal. Saberei, por exemplo, quantas cirurgias poderemos fazer por dia". Na média, o HDM realiza entre 7 e 10 procedimentos por dia.

De acordo com Nilzelene Carrasco, os serviços de lavanderia e rouparia, que chegaram a prejudicar o atendimento no hospital no mês de agosto, estão "entre 60% e 70%" regularizados; e o abastecimento da farmácia pela Unicat bate na caso do 75%. "Falta uma coisa ou outra, mas são problemas bem pontuais", garantiu a diretora.

DESOCUPANDO O CORREDOR

Além do acordo com as cooperativas dos Médicos e Anestesiologistas, que no Hospital dos Pescadores, nas Rocas, e na Maternidade de Felipe Camarão, respondem por 100% do atendimento, a Prefeitura do Natal também enviou um documento para a direção do Hospital Walfredo Gurgel informando que os pacientes estáveis que estão nos corredores poderiam aguardar em casa que seriam chamados para cirurgia de acordo com a ordem da fila de espera. "Estamos conversando com a Secretaria Estadual de Saúde para analisar essa proposta", afirmou a diretora geral do HWG Fátima Pinheiro. Ontem pela manhã havia 40 pacientes nos corredores do hospital.

Falta de pessoal prejudica aulas


O atraso nas faturas de pagamento por prestação de serviços de empresas terceirizadas está comprometendo a prestação de serviços de apoio nas escolas municipais de Natal, mas o secretário municipal de Educação, José Walter da Fonseca confirmou que, ontem, estava creditando no banco o pagamento no valor global de R$ 2,6 milhões.
 
"Isso é um fato dos últimos dias", admitiu o secretário, o que gerou, inclusive, uma reunião no meio de semana na Justiça do Trabalho para começar a sanar a situação das empresas, que terceirizam servidores das áreas de vigilância, porteiro, merendeira e auxilar de cozinha para os 146  estabelecimentos de ensino e do setor administrativo da SME.

A falta de recursos humanos e manutenção é um dos problemas vivenciados, por exemplo, pela Escola Municipal Otto de Brito Guerra, na Cidade Satélite, onde estudam 1.116 alunos nos três turnos. "Aqui, 100% dos alunos são do Planalto, porque na Cidade Satélite as pessoas têm poder aquisitivo maior e não procuram a escola pública", disse a diretora Maria Gorete Medeiros Souza.

A diretora do antigo Caic da Cidade Satélite diz que a escola carece de vigia - "pois só tem um" - e não tem zelador para ajudar na manutenção das instalações do prédio,  mas ela admite que os problemas aumentam por causa do vandalismo, de pessoas que  arrombam e picham muros e da falta de educação dos próprios alunos, que quebram tudo.

Maria Gorete Souza disse que  o secretário Walter Fonseca foi informado sobre os problemas, bem como o secretário municipal de Defesa Social, Carlos Paiva, "que já veio aqui, mas parece que a ajuda caiu no esquecimento". A aluna do 6º ano Fabrícia Lopes lembrou que quando chove "pinga em cima dos alunos" e que "até cobra já pegaram" por conta do matagal existente no interior do antigo Caic. A unidade foi construída no começo dos anos 90, em uma área de dunas da Cidade Satélite, vizinha a espaço vazios que favorecem o acúmulo de lixo jogado pela própria comunidade e o crescimento de vegetação nativa.

Outro problema enfrentado pela escola é a questão da indisciplina dos próprios alunos, que quebram carteiras, bebedouros e danificam instalações elétricas do prédio, que também necessita de restauração, limpeza e pintura em praticamente toda a sua infraestrutura.

Os reparos que são necessários na escola são feitos pelo  motorista aposentado Manoel Medeiros, que é marido da diretora e ajuda, até nos domingos, a consertar as coisas quebradas pelos alunos: "Já consertei 65 carteiras escolares e coloquei 30 fechaduras nas portas,  mas não tem mais nenhuma inteira".

O secretário Walter Fonseca disse que a questão da segurança "é um problema de Estado" e não só do município. Mas, ele informou que já foi solicitada ajuda da Guarda Municipal, "mas ela não pode ficar lá o tempo todo". Quanto a falta de recursos humanos, Fonseca disse que precisa averiguar o quadro funcional da escola, bem como afirma que a conscientização dos alunos na preservação da escola "é um trabalho de longo prazo", que não cabe apenas à área da educação municipal, que também cabe aos pais: "O vandalismo é impressionante, rasgaram de faca as caixas de descarga".

A presidente em exercício do Conselho Escolar, Maria Gorete Vasconcelos, informou que na próxima semana haverá uma reunião com os nove membros, para discutir a situação da escola, como tomar a decisão de chamar os pais dos alunos: "Vamos avisar que se algum aluno quebrar alguma coisa, o conserto será de responsabilidade do pai".

Proporção de jovens está em queda na rede escolar


Rio (AE) - O porcentual de jovens de 15 a 17 anos que frequentavam a escola caiu de 85,2% em 2009 para 83,7% em 2011, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com especialistas, isso se deve a fatores como a qualidade do ensino médio, considerada baixa, e a atração pelo mercado de trabalho, que está aquecido. Entre a população juvenil, de 6 a 14 anos, a taxa de escolarização teve um aumento de 0,6 ponto porcentual, passando de 97,6% para 98,2% no mesmo período. O estudo do IBGE mostra a influência da questão do rendimento domiciliar na frequência escolar principalmente entre crianças de 4 ou 5 anos de idade: quanto maior a renda, maior a chance de ir para a escola.
DivulgaçãoRede pública é responsável pelo atendimento a 87% dos estudantes do nível fundamental, 86,4% do nível médio e 23% do nível superior
Rede pública é responsável pelo atendimento a 87% dos estudantes do nível fundamental, 86,4% do nível médio e 23% do nível superior

O IBGE aponta queda considerada importante do porcentual daqueles que possuíam nível fundamental incompleto ou equivalente na comparação entre 2009 e 2011, de 36,9% para 31,5% Aumentou a proporção de pessoas com nível fundamental completo ou equivalente, com nível médio completo ou equivalente e com nível superior completo.

No entanto, a Pnad mostra que o País ainda tem 12,9 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais de idade. Esse contingente está concentrado no Nordeste, especialmente na população com 50 anos ou mais. Mais da metade (52,7%) do total de analfabetos do País está na região Nordeste, onde foi verificada a maior redução da taxa de analfabetismo no período analisado. Apesar das quedas sucessivas nos últimos anos, o Nordeste apresenta uma taxa que atingiu quase o dobro da média nacional (16,9% ante 8,6%) em 2011. No grupo das pessoas com 50 anos ou mais no Nordeste, mais de um terço (35,6%) são analfabetos. No País, a taxa de analfabetismo caiu 1,1 ponto porcentual de 2009 para 2011. A redução se deve a questões demográficas. Do total de analfabetos, mais da metade (8,2 milhões) tinha 50 anos ou mais.

A Pnad também mostra que, em 2009, a rede pública de ensino foi responsável pelo atendimento a 87,0% dos estudantes do nível fundamental, 86,4% do nível médio e 23,3% do nível superior. Em 2011, o porcentual foi o mesmo no ensino fundamental, oscilou para 87,2% no nível médio e subiu para 26,8% no ensino superior. Em 2011, a população de 10 anos ou mais de idade tinha, em média, 7,3 anos de estudo. As mulheres, de modo geral, são mais escolarizadas que os homens, com média de 7,5 anos de estudo, enquanto eles têm 7,1 anos de estudo, segundo o IBGE. 

Mais da metade dos brasileiros ainda não utilizam internet

Rio (AE) - A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra que menos da metade dos brasileiros tem acesso à internet. Em 2011, 77,7 milhões de pessoas com 10 anos ou mais declararam ter utilizado a rede mundial de computadores nos três meses anteriores à entrevista dos pesquisadores do IBGE Isso corresponde a 46,5% da população com 10 anos ou mais, elevação de 4,9 pontos porcentuais em relação a 2009.

Embora muitos ainda estejam excluídos, houve crescimento de 14,7% da população que acessa a internet em relação a 2009 - 9,9 milhões de pessoas a mais. Até 2009, todas as regiões tinham menos da metade da população que havia acessado a internet. Em 2011, as regiões Sudeste (54%), Centro-Oeste (53,1%) e Sul (50,1%) ultrapassaram essa marca.

As pessoas com maior acesso à rede estão na faixa etária que vai de 15 a 17 anos (74,1%) e a de 18 ou 19 anos (71,8%). Os que menos navegam na internet são os que têm entre 40 e 49 anos (39,1%) e os de 50 anos ou mais (18,4%).

Em 2011, menos da metade dos brasileiros tinha computador em casa. O equipamento estava presente em 26,3 milhões de lares, ou 42,9% do total. Ainda assim, quando os pesquisadores perguntam sobre o acesso à internet, esse número cai para 22,4 milhões dos 61,2 milhões de domicílios - 36,5% do total.

Os domicílios com telefone móvel tiveram aumento de 26,6%, e aqueles com máquina de lavar roupa cresceram 20,3% - esse eletrodoméstico chegou a 51% dos domicílios. O único bem durável que teve redução do consumo foi o rádio - caiu 0,6%.

Na contramão da aquisição de bens de consumo, o acesso a serviços públicos está estagnado. A rede de abastecimento de água chegava a 84,6% das casas em 2011; em 2009, atingia 84,2%. A coleta de lixo ficou em 88,8%; patamar similar ao de 2009, quando 88,4% das residências tinham o serviço. A rede coletora de esgotos chegava a 62,6% das casas, ante 59,1% na estimativa anterior.

A PNAD mostra que, em números absolutos, houve aumento da oferta desses serviços; o problema é que a quantidade de domicílios cresceu em ritmo mais acelerado. Por isso, em alguns casos a proporção de lares beneficiados foi reduzida. Foi o que ocorreu na Região Norte, que passou de 4,2 milhões para 4,4 milhões de domicílios. Em 2009, a rede de água chegava a 56,7% deles (2,4 milhões) e a coleta de lixo, a 79% (3,34 milhões). 

No ano passado, 2,48 milhões de casas estavam ligadas à rede de água, mas representavam 55,9% dos domicílios; o lixo era coletado em 3,36 milhões de lares, o equivalente a 75,8% do total.

Cai a concentração de renda no país

Rio (AE) - A concentração de renda no País voltou a diminuir em 2011. A renda média mensal dos trabalhos brasileiros subiu 8,3% em relação a 2009, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, de forma geral, os salários dos mais pobres aumentaram mais do que os salários dos mais ricos.

O rendimento médio do trabalhador ocupado passou de R$ 1.242,00 em 2009 para R$ 1.345,00 em 2011, com aumentos registrados em todas as regiões. A maior elevação nos rendimentos de trabalho no período (29,2%) foi observada para os 10% da população com menor renda, na faixa de R$ 144,00 para R$ 186,00. Segundo o IBGE, conforme a faixa de renda aumentava, diminuía o ritmo de crescimento do rendimento. "Os maiores aumentos ocorreram, de forma geral, nas faixas de rendimento mais baixas", disse Maria Lúcia Vieira, gerente da Pnad.

Como resultado, o Índice de Gini para os rendimentos de trabalho no Brasil recuou de 0,518 em 2009 para 0,501 em 2011. Quanto mais próximo de zero, menos concentrada é a distribuição de renda.

A Região Norte foi a única a verificar aumento na concentração de renda no período. O Índice de Gini local avançou de 0,488, em 2009, para 0,496, em 2011. O resultado equivale a dizer que, em geral, a desigualdade diminuiu no Brasil, mas aumentou no Norte do País.

"Os mais pobres ganharam mais do que aqueles que têm rendimento mais elevado. Mas, na Região Norte, o Gini aumentou porque, além dos maiores aumentos terem sido nas duas últimas faixas de renda (as mais altas), a classe com rendimento mais baixo ainda teve uma pequena redução no rendimento", acrescentou Maria Lúcia. Embora o Índice de Gini nacional venha melhorando, os 10% da população ocupada com renda mais elevada ainda concentraram 41,5% do total dos rendimentos de trabalho em 2011. Em 2009, os 10% da população com maior renda concentravam 42,5% dos rendimentos pagos aos trabalhadores brasileiros.

"A concentração de renda melhorou em relação a 2009, porém, mais de 40% do rendimento ainda são concentrados nos 10% da população com renda mais elevada", lembrou a gerente da pesquisa.

A renda média mensal dos domicílios particulares permanentes foi estimada em R$ 2.419,00 em 2011, um aumento real de 3,3% em relação a 2009, quando era de R$ 2.341,00. Na comparação entre homens e mulheres, a renda média mensal dos homens ocupados foi de R$ 1.417,00 e a das mulheres ficou em R$ 997,00, ou seja, as mulheres recebiam 70,4% do rendimento de trabalho dos homens. Em 2009, essa proporção era de 67,1%. 

IBGE muda faixa etária da população ativa

Rio (AE) - O governo brasileiro mudou a faixa de idade da população em idade ativa na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2011. Pela primeira vez, a população considerada em idade economicamente ativa passou de 10 anos ou mais para 15 anos ou mais. Segundo os técnicos do IBGE, a mudança não interfere nos resultados da pesquisa, porque as crianças de 10 a 14 anos não têm representatividade na força de trabalho do País.

"Passamos a população em idade ativa de 10 anos ou mais para 15 anos ou mais, mas, em termos de alteração de resultado, é muito pouco. Mas a mudança é para ter uma comparação internacional mais fácil, é um parâmetro internacional", explicou Cimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

O IBGE deixará de apurar no ano que vem a versão anual da PNAD. A pesquisa tradicional será substituída pela PNAD contínua, com divulgações completas a cada trimestre e mais enxutas a cada mês, com dados relativos apenas à desocupação. O IBGE divulgou a PNAD referente a 2011 e prepara-se para a versão 2012 da pesquisa, a última a ser divulgada no formato atual, que será conhecida em setembro do ano que vem.

"Desde outubro de 2011, a implantamos a Pnad contínua, que passará a fazer, mensalmente, o que a Pesquisa Mensal de Emprego faz. Então teremos trimestralmente uma divulgação mais agregada, com mais informações, e, mensalmente, o que a PME faz, os dados sobre desocupação", explicou Azeredo.

Segundo ele, a intenção é dar mais abrangência territorial aos dados do emprego e tornar mais dinâmica a divulgação das informações levantadas pela Pnad. "A grande crítica em relação à PME é não ser uma pesquisa nacional. E a maior crítica à Pnad é que ela não ter divulgações periódicas", lembrou o gerente do IBGE.

A PME no formato em que é divulgada atualmente abrange apenas seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A pesquisa será divulgada no formato atual até dezembro de 2013. "A Pnad contínua pode começar a ser divulgada antes do fim da PME", completou o pesquisador.

De acordo com Azeredo, o novo formato de divulgação das informações sobre o emprego no País terá dados do nível de ocupação e a taxa de ocupação. "As informações sobre o rendimento estamos estudando ainda (se serão divulgadas mensalmente)", disse. 

Desemprego tem queda de quase 20% 

Rio (ABr) - O número de pessoas desempregadas no Brasil caiu 19,3% entre 2009 e 2011. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011 (Pnad), divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas no país que procuraram emprego e não conseguiram passou de 8,2 milhões em 2009 para 6,6 milhões em 2011. A taxa de desemprego também caiu, de 8,2% para 6,7% no período, atingindo o menor patamar, pelo menos, desde 2004. Segundo a gerente da Pnad, Maria Lucia Vieira, a grande redução do desemprego entre 2009 e 2011 reflete a recuperação econômica do país nesse período, depois da crise econômica.

"A taxa de desocupação vinha caindo desde 2004, mas, em 2009, com a crise, a taxa subiu, apesar de não ter subido tanto na comparação com outros países. A crise teve um reflexo no mercado de trabalho do país, na época. Em 2011, a taxa caiu ficando abaixo inclusive do que a gente vinha observando desde 2004. Isso significa que as pessoas estão conseguindo ocupações no mercado de trabalho", disse.

Em todas as regiões do país, a taxa de desemprego caiu. A Região Sul apresentou o menor índice em 2011: 4,3%. Mas as maiores quedas, entre 2009 e 2011, foram registradas nas regiões Centro-Oeste (de 7,7% para 5,8%) e Sudeste (de 8,8% para 7%). Já a Região Nordeste apresentou a maior taxa de desemprego em 2011 (7,9%) e a pior evolução no período de dois anos (de 8,9% para 7,9%).

A queda também foi generalizada para as faixas etárias, com destaque para a população de 18 a 24 anos, cuja taxa passou de 16,6% em 2009 para 13,8% em 2011. O IBGE verificou que, quanto mais velha for a pessoa, menor a taxa de desemprego. Entre os jovens de 15 a 17 anos, o índice ficou em 22,9%, enquanto entre os adultos com 50 anos ou mais ficou em 2,4%.

A Pnad também avaliou o perfil do desempregado no país. Em 2011, 59% das pessoas que procuravam trabalho eram mulheres, 57,6% eram pretas ou pardas, 53,6% não tinham concluído o ensino médio, 33,9% eram jovens de 18 a 24 anos e 35,1% buscavam o primeiro emprego.