Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

TN tem hotsite sobre as eleições


O canal da TN Online, voltado para as Eleições 2012, está no ar, a partir de hoje, no endereço eletrônico http://www.tribunadonorte.com.br/eleicoes2012/. O internauta poderá acessar também a partir da página principal da TRIBUNA DO NORTE, na qual encontrará um link que remete ao espaço com informações sobre o pleito deste ano, quando está em disputa os mandatos de prefeito e vereador.
Alex RégisInternauta tem acesso na TN a informações sobre as eleições 2012
Internauta tem acesso na TN a informações sobre as eleições 2012

A nova página da TN Online foi planejada para facilitar o acesso do eleitor às informações sobre os candidatos, coligações, movimentações de campanha, decisões da Justiça Eleitoral e preparativos para a votação. Além disso, no dia da eleição, este espaço terá uma atualização ainda mais frequente para o leitor acompanhar a cobertura completa sobre o andamento da votação e as apurações.

"Tradicionalmente, a TRIBUNA DO NORTE faz uma cobertura especial sobre as eleições, que é um momento crucial para a democracia e o amadurecimento do exercício da cidadania. Neste ano, não será diferente. Planejamos um trabalho que tem o firme propósito de manter a objetividade jornalística. O canal que agora está disponível aos leitores da TN Online faz parte deste esforço", afirmou o diretor de Redação da TRIBUNA, jornalista Carlos Peixoto.

Ao acessar o "Eleições 2012", o internauta encontra, em destaque, as principais e mais recentes notícias sobre a disputa pelas prefeituras e pelas vagas na câmaras municipais. Além disso, pode ver galerias de fotos com as imagens que registram momentos das campanhas majoritárias, dos eventos mais relevantes do TRE, das Zonas Eleitorais e de outros fatos que tenham importância para o pleito. 

As galerias multimídias também têm vídeos captados pelas equipes de reportagem que trabalham na cobertura política da TN.

Em uma barra azul, no canto superior da tela, há uma série de links que facilitam para o internauta encontrar as informações que lhe interessem. Um dos links remete aos perfis dos candidatos a prefeito de Natal. 

A equipe de Tecnologia da Informação, em parceria com a Editoria de Política, também preparou uma arte interativa, na qual é possível conhecer o número de candidatos a prefeito por partido, no Rio Grande do Norte, os municípios nos quais as legendas têm candidaturas próprias e as siglas partidárias que estão coligadas e em quais cidades.  

O "Eleições 2012" ainda tem  links para a coluna especializada em política da TRIBUNA DO NORTE (Notas e Comentários) e para o blog que publica notícias específicas desta área (Panorama Político). Outro "serviço" disponível é a relação de instituições que podem ter dados úteis para os eleitores neste período de campanha ou para orientar no dia da votação.

"O site foi planejado para facilitar a visualização e a leitura dos que vão acessá-lo em busca de dados sobre a eleição deste ano. Haverá informações diversificadas, mas organizados de uma forma que não fiquem confusas. É uma iniciativa que contribui para que o leitor e o internauta exerçam plenamente o direito de votar com liberdade. Sem informações, esse direito fica prejudicado", diz o diretor de Redação da TN.

Sensação de insegurança nos bairros de Natal resiste

Os dados recentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), apontam a queda de 25% no número de arrombamentos de residências em Natal, no primeiro semestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Mas a sensação de insegurança ronda as famílias em várias partes de Natal. 
Adriano AbreuJosivan Duarte, do bairro Nª Sª da Apresentação, mostra os três BOs que fez após ser vítima de arrombamentoJosivan Duarte, do bairro Nª Sª da Apresentação, mostra os três BOs que fez após ser vítima de arrombamento

Nos bairros de Morro Branco e Nova Descoberta, por exemplo, a população reclama da falta de segurança. O presidente da Associação Potiguar em Defesa da Cidadania, Mário Emerenciano, disse que  a comunidade carece , inclusive, de um posto policial, desativado há cerca de oito anos.

Desde ontem, os moradores dos bairros estão elaborando um abaixo-assinado para entregar ao Comando da Polícia Militar: "Um posto policial é o suficiente, pois quando tinha isso aqui, inibia os arrombamentos e assaltos", analisou Emerenciano.

Segundo ele, o posto da PM que foi desativado ficava entre as ruas da Saudade e Tarcísio Galvão, já próximo à Lagoa do Jacaré. O presidente  da associação informou que há uma semana participou de uma reunião com representantes da Polícia Militar sobre a questão da segurança nos bairros. O oficial da PM teria informado que só existe uma viatura policial para atender Potilândia, Nova Descoberta e Morro Branco "e que a situação era muito mais precária do que a gente imaginava".

NOSSA SENHORA

O reflexo da diminuição no número de arrombamentos de residências ainda não chegou nos bairros da periferia. Josivan de Lima Duarte, por exemplo, tem uma pequena mercearia no loteamento Jardim Progresso, em Nossa Senhora da Apresentação. Ele exibe os três boletins de ocorrência registrados na 9ª Delegacia de Polícia, no Panatis, Zona Norte de Natal, um deles datado de 7 de setembro de 2010, quando aproveitaram a sua ausência, entraram na sua casa e ainda levaram, do quintal, uma vaca prenha: "Quando voltei só achei a cabeça, o coro e bezerro morto".

Josivan Duarte diz que deixou de ir aos cultos evangélicos à igreja que frequenta, para não deixar a casa só. Outra vez, foi à igreja de dia e, entre as 10 e 15 horas o seu comércio rua São Daniel foi arrombado, de onde levaram mercadorias e R$ 1.000.

"Agora pra sair tenho de deixar uma irmã", disse Duarte, que ontem mesmo, foi surpreendido com a notícia que tinham destelhado a casa que havia sido retelhada para alugar a uma pessoa. "A outra pessoa que aluguei, passou só um mês e foi embora, porque arrombaram a casa, a mulher dele,  quando chegou, perdeu até o filho pelo medo", disse ele.

O vigilante Abilânio da Silva Souza conta que "há dois anos não saio pra nenhum lugar", porque não pode deixar a casa só. Nem os pais, que moram em Pedra Preta, na região do Sertão/Central do Estado, ele diz que pode visitar: "Já tentaram entrar aqui uma duas vezes, uma vez, às cinco horas da manhã, tentaram pular pelo muro do  vizinho".

A fim de inibir os ladrões, Abilânio Souza colocou cacos de vidros na parte superior do muro que circunda a sua residência, na rua Santa Juliana, em Jardim Progresso. "Mas, vou depois colocar arames de serpentina", acrescentou ele, reclamando que hoje "as pessoas vivem mais presa em casa".

Josivan Duarte ainda contou que não existe posto policial no Jardim Progresso, mas admite que vez ou outra a Polícia passa pela rua, "mas ela não pode passar de hora em hora e em toda rua".

Para ele, a vantagem sempre está com o ladrão, "que não trabalha, ficam observando quando a polícia vai embora".

A diarista Maria Suely da Silva é separada do marido e quando o filho está na escola, à tarde, não tem como deixar ninguém na casa. De lá levaram eletrodomésticos e uma pequena soma em dinheiro: "Quando dá, dou uns trocados aos vizinhos para tomarem de conta da casa", disse ela, que estava no Alecrim e conversou com a TRIBUNA DO NORTE por telefone.

Rosalba tem participação tímida nas campanhas eleitorais


Enquanto a maioria das lideranças políticas tem intensificado as agendas em pról dos seus candidatos no interior do estado, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda não entrou de corpo e alma na campanha eleitoral deste ano. O único município onde a democrata já começou a se mobilizar foi Mossoró, onde apoia a candidatura da vereadora Cláudia Regina (DEM) a prefeita da cidade.
Em Natal, onde o candidato governista é o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), a democrata só participou até agora da convenção. A mesma postura foi tomada em relação a Parnamirim, onde Rosalba apoia a candidatura do deputado estadual Gilson Moura (PV). Ninguém sabe dizer ao certo se a governadora participará das campanhas na reta final ou acompanhará o pleito deste ano em algumas cidades à distância.

Eleições 2012: Candidatos têm dificuldade para atrair entusiasmo do eleitor

Em sua segunda semana, desde que foi oficialmente liberada pela justiça eleitoral, a campanha dos candidatos a prefeito de Natal ainda não conseguiu tirar o eleitor da passividade em que se encontra. 


Não houve, ainda, por parte dos prefeitáveis, nenhuma manifestação, nenhuma programação que estimulasse o eleitor, esse objeto do desejo, a deixar o conforto de sua casa, depois de um cansativo dia de trabalho, para ir às ruas aplaudir a passagem do candidato, um objeto que já não desperta tanto desejo.

Doze prefeituras do RN que realizaram festas estão na mira do Ministério Público


Diz a Tribuna do Norte de hoje que pelo menos doze prefeituras do Rio Grande do Norte, que realizaram festas, nos últimos anos, com a contratação de bandas, estão na mira do Ministério Público Federal e Estadual.
O MPF/RN possui, atualmente, oito procedimentos administrativos que investigam o repasse de verba federal para sete prefeituras.
O dinheiro custeou  festejos juninos.
Já o MP/RN instaurou inquérito contra, pelo menos, seis prefeituras.
O MP vai encontrar certamente muito baião e xaxado nestes festejos juninos.
Ritmo com dinheiro público, evidentemente.
Não esquecer do carnaval, onde também tem muita estripulia, que quer também dizer bagunça, travessura, desordem, molecagem, safadice, safadeza, diabrura, traquinada, arte, distúrbio, reinação, tropelia, arteiricde, traquinagem, tarecada e traquinice.
Tudo ciência pra desviar dinheiro público.
Fator RRH

TJRN: 20 advogados disputam sucessão de Caio Alencar


Um total de 20 advogados pleiteiam oficialmente a vaga deixada pelo desembargador Caio Alencar no Tribunal de Justiça do RN. A inscrição foi encerrada ontem à tarde em todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no estado. A partir da próxima segunda-feira a comissão eleitoral inicia a avaliação das condições objetivas e técnicas dos candidatos dentro do que foi exigido pelo edital.
“Vamos verificar a apresentação das documentações, tempo de advocacia e adimplência com a OAB, entre outros itens” explica Paulo Coutinho, secretário geral da OAB e integrante da comissão eleitoral, acrescentando que todo o processo deverá ser concluído em quinze dias. “Até lá teremos o número de candidaturas deferidas, indeferidas, impugnações e pedidos de recursos” frisa. A comissão deverá avaliar também como se dará o processo de eleição entre os candidatos aptos.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Após esquecer de chamar David Luiz para amistoso, CBF corrige erro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cometeu uma gafe na manhã desta segunda-feira, ao anunciar a lista dos jogadores convocados por Mano Menezes para a disputa do amistoso com a Suécia. Na primeira convocação, o zagueiro David Luiz, do Chelsea, não aparecia entre os escolhidos, mas, horas depois, teve seu nome incluído.
Zagueiro do Chelsea está na lista de convocados para o próximo amistoso da Seleção


"O nome de David Luiz foi incluído nesta lista após a sua divulgação por conta de um problema na impressão da mesma. Pedimos desculpas pelo inconveniente", conta o anúncio feito no site oficial da CBF.

Com isso, Mano Menezes tem cinco opções para montar a zaga nesta partida: Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, Juan, da Inter de Milão, Bruno Uvini, do São Paulo, e Dedé, do Vasco. David Luiz chegou a ser cogitado como um dos jogadores acima de 23 anos para disputar os Jogos Olímpicos em Londres, mas as vagas ficaram com Thiago, Marcelo e Hulk.

A Seleção Brasileira, assim, terá 24 jogadores para o confronto marcado para o dia 15 de agosto, no estádio Rasunda, em Estocolmo. Na partida, o time nacional terá todos os atletas convocados para a disputa das Olimpíadas, exceto Marcelo, que está suspenso por conta de sua expulsão no amistoso contra a Argentina.

Entre as novidades, está o goleiro Renan Ribeiro, que faz parte da lista de espera dos Jogos de Londres. Além dele, o lateral direito Daniel Alves, o zagueiro Dedé, o atacante Jonas, o volante Paulinho, campeão da Libertadores pelo Corinthians, e Ramires, destaque do Chelsea no título da Liga dos Campeões da Europa, completam o grupo de 'novatos'.

Confira a lista de convocados para o amistoso contra a Suécia:

Goleiros: Neto (Fiorentina-ITA), Gabriel (Milan-ITA) e Renan Ribeiro (Atlético-MG)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Rafael (Manchester United-ING), Danilo (Porto-POR) e Alex Sandro (Porto-POR)
Zagueiros: Thiago Silva (Milan-ITA), Dedé (Vasco), Juan (Inter de Milão-ITA), Bruno Uvini (São Paulo) e David Luiz (Chelsea)
Volantes: Paulinho (Corinthians), Ramires (Chelsea-ITA), Rômulo (Vasco) e Sandro (Tottenham-ITA)
Meias: Lucas (São Paulo), Oscar (Chelsea-ING) e Paulo Henrique Ganso (Santos)
Atacantes: Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan-ITA), Hulk (Porto-POR), Jonas (Valencia-ESP) e Leandro Damião (Internacional)

* Fonte: gazetaesportiva.net


Hospital Walfredo Gurgel sofre com caos mesmo com estado de calamidade decretado


Aldair DantasMesmo com estado de calamidade decretado, nada mudou no maior hospital público do RNMesmo com estado de calamidade decretado, nada mudou no maior hospital público do RN

Após 27 dias do decreto do estado de calamidade pública na Saúde pelo Governo do Estado, nada mudou na situação do Hospital Walfredo Gurgel. Pacientes internados nos corredores, escalas de médicos desfalcadas, falta de material hospitalar são alguns dos problemas do maior hospital de urgência e emergência do Rio Grande do Norte.

O Centro de Recuperação de Operados do HWG - onde ficam os pacientes recém-cirurgiados - é um retrato do caos no hospital. Na tarde desta segunda-feira (30), 15 pessoas disputavam espaço no local, seis a mais da capacidade do centro.

"Não mudou em nada a situação do Walfredo Gurgel depois desse estado de calamidade. Hoje a tarde estamos com apenas dois anestesistas. O ideal seriam seis, já que temos seis salas de cirurgias para atender diversas especialidades", disse o cirurgião Eduardo Ronald.

A diretora geral do Walfredo Gurgel, Fátima Pinheiro, reconheceu que não houve avanços na situação do hospital, mas atribuiu a isso a burocracia. "Apesar do estado de calamidade pública, existe sim uma burocracia para liberação de verbas", disse Fátima Pinheiro.

RN é o segundo do Nordeste no fechamento da 1ª etapa do Censo Escolar


Faltando um dia para o fechamento da primeira etapa do Censo Escolar 2012, 96% das escolas do Rio Grande do Norte estão com matrículas informadas no Educacenso. Do total, 82% delas já concluíram todo o processo, o que coloca o Estado em segundo lugar do Nordeste, em produção, atrás apenas do Maranhão. No Brasil, o balanço atual de fechamento da entrega dos dados é de 74,2%.
Apesar dos números, a Secretaria de Estado da Educação faz uma convocação às escolas que ainda não iniciaram o processo. Até agora todas as escolas estaduais estão com matrículas informadas, mas 35 escolas municipais e 63 privadas ainda não informaram nenhum dado ao Educacenso. Os municípios com o maior número de escolas privadas atrasadas são Arez, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Tomé, Serra do Mel, Espírito Santo, Lajes Pintada, Luís Gomes, São Miguel do Gostoso, Serrinha e Upanema.
Os gestores de todas as escolas públicas e privadas do país tem até esta terça-feira (31) para concluir a coleta, digitação e exportação dos dados do Censo Escolar 2012, através do Sistema Educacenso na internet. O resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial da União até o dia 15 de agosto. Após a publicação, as escolas terão 30 dias para conferência e correção das informações listadas nos relatórios.
O Censo Escolar da Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, é realizado anualmente e apresenta um raio-x da educação brasileira. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar. A coleta de dados é feita através do site www.educacenso.inep.gov.br, onde o usuário deve preencher informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da Educação Infantil.

Eliminação brasileira antecipa aposentadoria de Daiane dos Santos


Eliminação brasileira antecipa aposentadoria de Daiane dos Santos



Aos 29 anos, Daiane não pretende repensar a sua aposentadoria e já começou a fazer planos de se tornar dirigente de ginástica artística. A gaúcha competiu nas três 

últimas Olimpíadas (além de ter ido a Sydney-2000 como reserva), foi a primeira atleta do Brasil a ganhar uma medalha de ouro em uma edição de Campeonato Mundial e possui dois movimentos da modalidade com o seu nome, o Dos Santos I e o Dos Santos II.

Neste domingo, Daiane foi justamente o destaque do fraco desempenho do Brasil em Londres. No solo, seu melhor aparelho, ela empolgou o público presente na Arena de North Greenwich e obteve 14.166 como nota. O que foi suficiente apenas para assegurar um provisório 13º lugar.
AFP

Apesar de Londres-2012 ser a primeira a Olimpíada desde Atlanta-1996 em que o Brasil não classifica nenhuma ginasta para as finais femininas, Daiane dos Santos parecia satisfeita com o fim de sua carreira. Emocionada, agradeceu às companheiras pelo apoio durante anos dedicados à Seleção e foi muito afagada.

Fonte: Gazeta Esportiva

Multidão se despede da primeira-dama de Parnamirim


Com uma declaração de amor à beira do túmulo e de apoio às filhas Milena e Janaína, o prefeito Maurício Marques se despediu no final da tarde deste sábado da esposa, companheira, confidente Maria Nazaré Silva Santos com quem compartilhou vitórias, derrotas, alegrias e tristezas nos mais de 40 anos de casamento.

Aos 64 anos de idade, Nazaré não resistiu ao tratamento médico a que vinha se submetendo desde que foi internada no início de julho na Casa de Saúde São Lucas, com sintomas de meningite. Ela morreu por volta das 23h30 de sexta-feira (27) após o quadro de saúde ter se agravado no meio da semana.

"Eu tinha dois pilares na minha vida. Minha mãe, que aqui está, mesmo doente, e Nazaré, minha companheira, meu amor. Dela posso dizer que ela foi uma pessoa que só fazia o bem, daí porque acho que foi chamada por Deus.  O legado que você deixa, Nazaré, será continuado por nossas filhas."

Os partidos e coligações que disputam as eleições deste ano em Parnamirim suspenderam a programaçãoprevista para este final de semana. A coligação Vitória da Continuidade, que apoia a reeleição de Maurício, cancelou a passeata que tinha programado para o sábado, abrindo a campanha de rua de 2012. O deputado Gilson Moura, principal concorrente, também cancelou a programação.

Deputados, prefeitos, vereadores, a ex-governadora Wilma de Faria, o vice-governador Robinson Faria e a prefeita de Natal Micarla de Sousa se misturavam à multidão que compareceu ao cemitério Morada da Paz, em Emaús, para prestar solidariedade à família. O ministro Garibaldi Filho e o deputado Walter Alves também estiveram presentes, assim como o candidato a prefeito em Natal Fernando Mineiro.

Enfermeira, mãe de duas filhas e avó de Lucas, de 8 anos, Nazaré jamais aceitou o papel de primeira-dama.  Discreta, preferia acompanhar de longe a administração do marido.  Mas exercia um papel importante, chamando atenção para os problemas e elogiando os acertos.

Emocionado, o prefeito Maurício Marques agradeceu a todos que fizeram uma corrente de orações pelo pronto-restabelecimento da esposa durante o tempo em que ela passou internada, lembrou os obstáculos que enfrentaram juntos e venceram e fez uma declaração de amor:  "Um beijo muito grande, minha saudade, o reconhecimento de que você foi uma grande companheira durante 48 anos. Meu beijo de coração. Te amo."

Brasil estreia com vitória tranquila no vôlei masculino


Pressionado em virtude de maus resultados antes de chegar a Londres, o vôlei masculino do Brasil teve uma estreia tranquila nos Jogos Olímpicos, neste domingo. A equipe comandada por Bernardinho enfrentou a Tunísia, teoricamente um dos adversários mais fracos do grupo B, e conquistou a vitória por 3 sets a 0.

Contando com o apoio da torcida brasileira, em bom número no ginásio (até o atacante de futebol Nenê, do Paris Saint-Germain, estava presente), o Brasil se impôs com parciais de 25/17, 25/21 e 25/18 para chegar ao triunfo em sua primeira apresentação nas Olimpíadas. Bernardinho não se deixou levar pelo resultado favorável e berrou bastante, como de costume, mas pôde realizar alguns testes em sua formação.

A vitória igualou o Brasil a Rússia e Estados Unidos na ponta da tabela do grupo B, cada um com 3 pontos ganhos. O russos venceram a Alemanha por 3 sets a 0, enquanto os norte-americanos repetiram o placar diante da Sérvia. No jogo mais equilibrado da chave, a Polônia (atual campeã da Liga Mundial) bateu a tradicional Itália por 3 sets a 1.

O Brasil voltará à quadra às 18 horas (de Brasília) de terça-feira, para enfrentar a Rússia, em um teste mais difícil. No mesmo dia, a Tunísia buscará a sua recuperação diante da Sérvia.

Fonte: Gazeta Esportiva

Mulheres representam mais de 50% do eleitorado da Paraíba, aponta TSE


Nas eleições municipais que serão realizadas em outubro deste ano 2.864.817 eleitores paraibanos estão aptos para ir às urnas e escolher os prefeitos e vereadores das 223 cidades do estado. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desse total do eleitorado 52,560 % são mulheres.
O número de mulheres votantes é quase cinco pontos percentuais maior que a quantidade de homens que é de 47,430%. Em números, de acordo com o TSE, são 1,5 milhão de eleitores do sexo feminino e 1,3 milhão do sexo masculino.
Nos dois casos a maioria dos eleitores está na casa dos 25 a 34 anos. Depois aparecem os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos e o terceiro grupo em número de eleitores é o de 35 a 44 anos. O grupo com menor número de eleitores é que está entre 16 e 17 anos, que não são obrigados a votar.
Ainda de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, o eleitorado paraibano cresceu 124,7 mil entre 2010 e 2012. Na última eleição eram 2.740.079 pessoas com direito a votar.

Tribunal de Justiça provê ação contra cargos em São Gonçalo


O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, sob a relatoria da juíza convocada Sulamita Bezerra Pacheco, deu provimento à Ação Direta de Inconstitucionalidade, a qual pedia a inconstitucionalidade de artigos relacionados a funções comissionadas no município de São Gonçalo do Amarante.
A ADI, ajuizada pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado, refere-se aos artigos constantes no Título III e o anexo II da Lei 1.135/07, bem como os artigos constantes do Título II da Lei 1.136/07, ambas do município.
O MP argumenta, dentre outros pontos, que os cargos de provimento em comissão da Câmara Municipal e cargos comissionados de apoio e assessoramento aos vereadores, foram criados a partir de “meras nomenclaturas remuneradas”.
A nomenclatura, segundo o MP, até justifica a despesa com pessoal nas contas públicas, mas, no âmbito da Administração Pública de São Gonçalo do Amarante, não consta expressamente de lei. Há, portanto, a falta de competência, atribuições e responsabilidades específicas dos cargos em questão e afronta os também os artigos 37 e 46 da Constituição Estadual.
“Assim, fica configurado, o vício formal legislativo, tendo em vista a impossibilidade de aferimento se os cargos comissionados efetivamente são destinados as atividades correspondente de chefia, direção ou assessoramento, como exigido constitucionalmente”, explica a magistrada.
A relatora ainda acrescenta que foram inseridos de modo a desvirtuar a natureza de funções nitidamente burocráticas e de caráter permanente, em verdadeira burla ao concurso público e ao princípio da impessoalidade.

Divulgação de salários revela abismo entre remunerações


Enquanto um terço do povo brasileiro sobrevive com apenas um salário mínimo, no valor atual de R$ 622,00 do outro lado da moeda existem os “tubarões”, que recebem os chamados supersalários.
Com a divulgação das remunerações de parte das autarquias públicas do Executivo e do Judiciário do Rio Grande do Norte veio à tona numericamente o abismo social que divide a população.
O salário médio do trabalhador brasileiro fechou o ano passado em R$ 1.650,00, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alguns privilegiados ganharam, somente no mês de junho, quantias quase 100 vezes maiores do que essa média.

domingo, 29 de julho de 2012

Jovem é apreendido após passar trote para o SAMU em Mossoró

Um jovem foi apreendido por policiais após ser pego passando trote para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Mossoró, Região Oeste potiguar. 

Na ligação, ele teria falado que um homem passava mal em uma lanchonete no centro da cidade.

Como o caso se tratava de um menor de idade, o jovem foi conduzido para a delegacia e logo após liberado sobre a responsabilidade dos pais.

Receita Federal encerra inscrições para 950 vagas domingo; até R$ 13,6 mil

Está acabando o prazo para quem deseja participar do novo concurso da Receita Federal. Domingo (29) é o último dia de inscrições dos concursos promovidos pelo órgão, que oferecem ao todo 950 oportunidades de nível superior. A Escola de Administração Fazendária (Esaf) é empresa escolhida para organizar os certames. As inscrições devem ser feitas pelo site www.esaf.fazenda.gov.br, até as 23h59. As taxas de participação vão de R$ 100 a R$ 130.

Clique aqui e confira o edital

De acordo com o edital, para o cargo de analista tributário, que exige nível superior, são oferecidas 750 oportunidades, destas 700 são destinadas à área geral e 50 para área de informática. Nestes casos o salário oferecido é de R$ 7.996,07. Os candidatos passarão por provas objetivas no dia 16 de setembro, além de provas discursivas e sindicância de vida pregressa.

Já para o posto de auditor-fiscal, são ofertadas 200 chances para qualquer área de formação superior, com salários de R$ 13,6 mil. As provas objetivas e discursivas serão realizadas nos dias 15 e 16 de setembro. Haverá também sindicância de vida pregressa.

Segundo o documento, os candidatos aprovados serão lotados nas unidades centrais da secretaria da Receita Federal, em Brasília/DF, ou nas unidades descentralizadas. Os concursos têm validade de 6 meses e podem ser prorrogados pelo mesmo período.

Do Correioweb

Trezentos ônibus já circulam com "botão do pânico" em Natal

A governadora Rosalba Ciarlini assinou nesta sexta-feira (27) o convênio entre Governo do Estado – através da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) – e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) para implantação Programa Caminho Seguro. A iniciativa consiste em um sistema com dispositivo de segurança instalado nos ônibus – chamado botão de pânico – para acionar a Polícia Militar em caso de necessidade.

Brasil conquista três medalhas no primeiro dia das Olimpíadas


O Brasil encerrou o primeiro dia das Olimpíadas de Londres em 4º lugar no quadro de medalhas, empatado com a Coréia do Sul com uma medalha de ouro, uma de prata e outra de bronze.

A primeira medalha brasileira foi conquistada pelo judoca Felipe Kitadai, que depois de perder para número 1 do mundo, Rishod Sobirov, do Uzbequistão, venceu as disputas na repescagem e conseguiu conquistar o terceiro lugar na categoria até 60 Kg.  

O ouro também veio no judô. A piauiense Sarah Menezes conseguiu ser campeã na categoria até 48 Kg, derrotando por um yuko e um wazare a romena, Alina Dumitru, campeã nos jogos de Pequim (2008), um feito histórico para o esporte brasileiro.

As duas medalhas conquistadas hoje (28) no judô levaram o esporte a condição de maior medalhista brasileiro em Olimpíadas, superando a Vela, premiado 15 vezes em jogos olímpicos.

A prata foi de Thiago Pereira. Nadando os 400m Medley, o atleta superou o norte-americano Michel Phelps e segue confiante para a disputa dos 200m no mesmo estilo, sua especialidade. Mesmo com o pódio, Pereira anunciou sua aposentadoria da prova.

Procura por vagas vai continuar


Um problema cada vez mais comum nos médios e grandes centros brasileiros: a falta de estacionamento. Em Natal, quem transita pelas vias do Centro, Tirol, Alecrim e outras áreas que concentram atividades comerciais e de serviços, sobretudo em saúde, conhece bem a dificuldade. E não é só na hora de deixar o carro. Sem vagas, a formação da chamada fila dupla ou ocupação da faixa próxima ao canteiro, dificulta a circulação dos veículos. A falta de uma política pública e a baixa fiscalização são apontadas por especialistas como fatores que contribuem para manutenção do  problema.

A escassez de vagas de estacionamento somada ao desrespeito no trânsito provoca um dos principais motivos para as multas aplicadas pela Prefeitura do Natal. As infrações por estacionamento em local indevido, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), ocupam o 3º lugar no ranking e ficam atrás somente de excesso de velocidade e avanço de sinal. De janeiro a junho deste ano, foram aplicadas 5,5 mil multas. Em 2011, a Semob emitiu mais de 11 mil multas por esse tipo de infração.

Alberto LeandroAté estacionamentos privados sofrem com falta de vagas em horários de pico. Empresas planejam expansão deste serviço
Até estacionamentos privados sofrem com falta de vagas em horários de pico. Empresas planejam expansão deste serviço
O projeto Via Livre, que chegou a ser implantado em quatro dos dezessete corredores que eram previstos, teve efetividade por algum tempo. Apesar das linhas amarelas e placas delimitando o horário em que a ocupação é permitida, em alguns trechos, como na avenida Jaguarari, já volta a apresentar o mesmo problema. 

Em trechos próximos ao centro comercial do Alecrim, a formação de filas duplas, com condutores aguardando dentro dos veículos. O bugueiro Ari Nascimento, esperava acerca de 30 minutos, enquanto o passageiro pegava encomendas. "É um problema não só aqui do Alecrim. Onde a gente vai, falta estacionamento. A alternativa mais barata é ficar com pisca ligado", disse.

A comerciante Ana Maria de Lima paga mensalmente R$ 100, em um dos estacionamentos do Alecrim. A família de comerciantes, formada por cinco pessoas, gastam em média R$ 500 por mês para assegurar a vaga. A despesa no bolso é, segundo ela, "economia em tempo e estresse". Sem pagar, conta ela, gastaria em média 20 minutos para conseguir vaga e, em geral, longe da loja. "Tiraram todas as opções, aqui (Alecrim) e em outros pontos da cidade. Na Jaguarari o problema voltou e se você vai aos hospitais, tem que dar cinco voltas pra achar lugar e caminhar bom pedaço até  o local", conta.

No sábado, quando há feira no bairro, comerciantes dizem que a situação fica ainda pior. "Além do maior fluxo de pessoas, os feirantes que madrugam, ocupam todas as vagas na rua e os pagos não dão vencimento", observa a vendedora Joelma Rosana da crus Santos.

No Centro da cidade, a TRIBUNA DO NORTE flagrou diversos exemplos de desrespeito a legislação. Placas de 'proibido estacionar' são solenemente ignoradas por condutores que alegam "foi só cinco minutinhos".

Sem projetos para solucionar problema

A Prefeitura, segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana Márcio Sá, não dispõe de projeto específico para resolver o problema de estacionamentos. "O projeto de mobilidade urbana deve contemplar alguns pontos", Afirma. A construção de edifícios garagens chegou a ser discutido fortemente pela Secretaria e foi objeto de minuta do poder executivo, que não chegou a virar lei. "A especulação imobiliária para obtenção de terrenos e a construção não permitiu a viabilidade desse projeto", observa o secretário Márcio Sá. 

Quanto ao projeto Via Livre, o déficit do efetivo não permite manter a fiscalização ostensiva. "Não tinha como a gente ampliar para as áreas que eram prevista, sem conseguir manter a fiscalização", afirma. 

O projeto foi implantado nas avenidas Romualdo Galvão, São José, Afonso Pena e Jaguarari.  Nestas, segundo dados da Semopi, houve a redução em 50% do volume de veículos. Nas proximidades do shopping Midway Mall e de um colégio na Romualdo Galvão, problema continua. Nesses pontos serão realizadas campanha educativas, como segunda etapa do projeto. A fiscalização permanente dos trechos, segundo o secretário, é necessário no primeiro momento do projeto, "para a construção de uma cultura, depois são realizadas rondas ostensivas". O Via Livre busca dar fluidez ao trânsito. "É preciso entender que a via é lugar de circulação e não de parar carro", disse Sá.

Na Afonso  Pena, o projeto incentivou a instalação de estacionamentos privados. Entretanto, o formato de entrada e saída de alguns deles é apontado por condutores, como prejudicial ao fluxo de veículos. A espera por vaga ou saída de um estacionamento de estabelecimento privado, no cruzamento da Afonso Pena com a Jundiaí, causa lentidão. "Todo dia é esse tumulto no trânsito. Todo o mundo acha que é o sinal, mas é essa formação de fila", observa Renato Sousa, que vende lanches. 

Empresas buscam alternativas

Com o aumento no número da frota de veículos e deficiências do transporte de massa, surgem alternativas dadas pela iniciativa privada. De acordo com Marcos Paulo Tavares, gerente de estacionamentos privados e edifícios garagem, a busca pela terceirização do serviço tem aumentado. "Com inviabilidade de construir e gerir, as empresas tem preferido terceirizar", observa. 

A empresa gerencia seis estacionamentos e prevê a abertura de novas lojas até o próximo ano. Um deles, terceirizado pela Promater, na São José, tem capacidade para 100 veículos e está sempre lotado. O público predominante, segundo o manobrista Marcos Antônio Cavalcanti, é de mulheres. "São mais cuidadosas e preferem ter a segurança", disse. 

A UFRN desenvolve projeto para construção de dois estacionamentos. Um deles, explica o superintendente de infraestrutura Gustavo Rosado, no Centro de Tecnologia com capacidade prevista de 500 lugares e outro, dentro do projeto do auditório central. "A ideia é criar mais 1 mil vagas até 2014", disse.

Pelo Plano Diretor de Natal, explica o professor do Departamento de Engenharia Civil da UFRN, Enilson Medeiros, a cada 50 metros quadrados de área construída, dependendo da especificidade da atividade do estabelecimento, é prevista uma vaga para os clientes deixarem o carro. Há ainda a possibilidade de alugar espaços, num raio de 300 metros para isso.

Nova Parnamirim: Problema não é só em ruas do centro

Mesmo em áreas mais periféricas, como o bairro de Nova Parnamirim, falta estacionamentos próximo aos pontos comerciais traz transtorno ao trânsito. Um dos trechos mais críticos, apontados pelos condutores, é no cruzamento da Avenida Ayrton Senna com a Rua  Praia de Tibau. No cruzamento, estabelecimentos comerciais não oferecem vagas suficientes. A saída de carros estacionados nas calçadas, impedem o fluxo dos que entram ou saem da rua. 

Julgamento do mensalão começa nesta semana


Brasília - No final de 2005, logo após o caso do mensalão estourar, em entrevista ao Estado, Delúbio Soares avaliou a crise no PT e previu que o julgamento do mensalão não iria para frente. "Nós seremos vitoriosos, não só na Justiça, mas no processo político. É só ter calma. Em três ou quatro anos, tudo será esclarecido e esquecido, e acabará virando piada de salão", apostou. Contrariando essa e outras previsões que colocavam em dúvida o julgamento sobre a principal crise do governo Lula, a data foi marcada. Sete anos após o caso vir à tona, os 38 réus do mensalão vão à Corte no dia 2 de agosto de 2012. 

A surpresa, no entanto, recai sobre o papel de Delúbio na história. A cúpula petista decidiu, a um mês do desacreditado julgamento do caso, que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares (o mesmo que não acreditou que o caso iria ao tribunal) assumiria que partiu somente dele a iniciativa de formar o caixa 2 para o financiamentode partidos e parlamentares que se coligaram com os petistas nas eleições de 2002 e 2004.

E foi o que aconteceu. Em memorial sucinto enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Delúbio Soares assumiu sozinho a responsabilidade pela distribuição de recursos ilegais a políticos e partidos da base aliada do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Mas negou que os pagamentos tivessem relação com o "falacioso mensalão" e alegou ser inocente das acusações de corrupção ativa e formação de quadrilha.

Paradas estão abandonadas

A falta de abrigos nas paradas de ônibus e a má conservação do calçadão incomodam turistas e funcionários de hotéis localizados na Via Costeira. O problema é maior na calçada localizada ao lado do Parque das Dunas. Em toda extensão da via, onde os usuários aguardam o ônibus com destino ao bairro de Ponta Negra, existem nove pontos de ônibus e nenhum possui qualquer estrutura que sirva de abrigo. Em alguns pontos, o mato toma conta de toda calçada.

Atualmente, a Via Costeira é palco de uma polêmica sobre a viabilidade de construção de novos empreendimentos. Dos 14 projetos previstos para a Via Costeira, seis já estão com processo de licenciamento aberto na secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e outros dois, já licenciados (Hotel NATHWF - antigo BRA e o Via Costeira Hotéis - Ponta Negra Bay) estão embargados. Alheios à discussão, os turistas esperam que melhorias sejam implantadas no local. "O calçadão onde ficam os pontos de ônibus não combinam com o luxo dos hotéis. Seria interessante se fizessem algo para melhorar o aspecto e o conforto de quem precisa do transporte público", disse a turista mineira Joseane Andrade, 32 anos.
Aldair DantasTuristas reclamam de falta de estrura na Via Costeira
Turistas reclamam de falta de estrura na Via Costeira



O problema da falta de abrigos também se repete na calçada localizada do lado dos hotéis. Pelo menos três pontos não possuem abrigos. Os funcionários e hóspedes dos hotéis ficam debaixo do sol ou chuva enquanto esperam pelo ônibus. Uma alternativa para fugir do sol forte é ficar atrás das placas de sinalização.

Pelo menos quatro projetos estão com pedido de licenciamento em aberto na Via Costeira: Tambaqui Hotel; Costeira Shopping G5; Hotel Parque das Dunas/Novo Horizonte e Zenário Costeira. Por enquanto, o trâmite dos processos está suspenso, até que a presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresente a conclusão da análise, que o órgão faz desde o dia 18. O Ibama analisa os processos judiciais que envolvem a construção dos novos  hotéis por determinação do presidente do órgão, Volney Zanardi. A posição dos órgãos, que se mostraram, pelo menos num primeiro momento, contrários à execução de novos projetos na área, também é alvo de análise.

Entre os órgãos estão a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público Estadual e Federal. Somente após a análise, o Ibama vai se posicionar sobre o impasse envolvendo a Via Costeira - caracterizada como Área de Proteção Permanente (APP), mas que recebeu uma dezena de empreendimentos turísticos nos últimos 40 anos e que, desde o início da década de 90, é alvo da especulação imobiliária.

TN traz coleção para Enem e vestibular


A TRIBUNA DO NORTE inova mais uma vez e lança uma coleção interativa sobre os conteúdos mais cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares. É a ''Coleção - ENEM & Vestibulares - O passo decisivo para a sua aprovação''. São 12 livros, cada um deles acompanhados por um DVD, com videoaulas interativas sobre Português, Matemática, Biologia, História do Brasil e do RN, Geografia, Química, Física e Inglês.

A coleção é uma grande ajuda para os estudantes do Ensino Médio que desejam uma vaga na UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte que vai ofertar este ano 50% das 6.864 vagas pelo Enem/Sisu. No próximo ano o Enem/SiSU a única forma de acesso a seus cursos de graduação. 

O conteúdo, desenvolvido por professores do Ensino Médio com ampla experiência, foge da decoreba de regras tradicionais dos livros didáticos e ensina a pensar de forma multidisciplinar, exatamente como ocorre nas provas do Enem. Mas a grande vantagem é a interação que o material proporciona. Isso porque, além dos livros e das videosaulas, os estudantes poderão ter acesso a um simulado com mais de 350 questões para testar os conhecimentos e dicas  através de SMS (mensagem de celular) sobre as matérias das provas do ENEM e dos maiores vestibulares do país.

Cada livro vem com um código que permite o estudante o acesso aos conteúdos exclusivos no site www.colecaoenem.com.br. "A TRIBUNA DO NORTE tem tradição de oferecer produtos agregados relacionados a cultura e educação. A grande novidade desta vez fica  por conta da interatividade. Em um único material os estudantes podem ter muito mais desdobramentos. Os livros possuem uma linguagem simples, bem direcionada e acessível aos jovens. O produto chega em uma boa hora, tendo em vista as mudanças no vestibular da UFRN, e vem somar ao TN Vestibular produzido pelo jornal", ressalta a gerente de marketing da TRIBUNA DO NORTE, Andréia Barandas.

Alberto LeandroAndréia Barandas, gerente de Marketing da Tribuna do Norte
Andréia Barandas, gerente de Marketing da Tribuna do Norte
Para ter a sua "Coleção - ENEM & Vestibulares - O passo decisivo para a sua aprovação" é fácil. Toda sexta-feira, a partir do dia 03 de agosto, o livro será vendido junto com  a edição da TRIBUNA DO NORTE. Comprando a TN e com mais R$9,90 será possível adquirir o livro mais o DVD com vídeoaula interativa. E se você é assinante do jornal, cada exemplar sai a R$7,90. E a coleção completa fica por apenas  R$ 94,80 os 12 volumes. Para comprar é só ligar para o 4006-6111 e ter a sua coleção com 20% de desconto. 

Pontos de Vendas

A 'Coleção - ENEM & Vestibulares - O passo decisivo para a sua aprovação''  estará disponível nas bancas de Natal e Parnamirim. Mas não é por isso que os assinantes e leitores de outras regiões ficarão sem esse produto.

"Os proprietários de bancas no interior do Estado podem solicitar a  Coleção - ENEM & Vestibulares pelo telefone 4006-6102 . Já os assinantes podem entrar em contato com o nosso telemarketing pelo 4006-6111 e solicitar o produto que é diferente de todos os materiais porque promove a interação do livro com a internet. O aluno estuda através do livro e tem a internet para aprofundar ainda mais o conhecimento através do simulado, por exemplo", explica o Gerente de Circulação da TRIBUNA DO NORTE, Thales Vilar.

Desapropriações emperram projetos


Boa parte das obras que irão compor o legado da Copa do Mundo 2014, tão festejado e propagado pelas administrações municipal e estadual, está travada, até o momento, em brigas judiciais que aparentemente não têm data para serem resolvidas. Em curso desde 1996, o processo de desapropriação da área onde está sendo construído o aeroporto de São Gonçalo é exemplo do que pode acontecer com as obras de mobilidade urbana de Natal. Há dois anos, a Prefeitura tenta desapropriar centenas de residências e comércios no bairro das Quintas para então começar as intervenções.  Proprietários e entes federativos disputam na Justiça enquanto o tempo para a realização das obras expira.

O processo de desapropriação do terreno em São Gonçalo do Amarante é o mais longo na Justiça potiguar. Há 16 anos, o Estado começou a pagar indenizações a 313 expropriados do local. De acordo com Francisco Sales, procurador do Estado responsável pelo setor de desapropriações, 220 pessoas já receberam o valor devido e o Estado já desembolsou cerca de R$ 3 milhões. "Ainda resta pagar cerca de 76 pessoas que tinham terreno num loteamento e cinco expropriados que contestaram o valor oferecido pelo Estado", diz.

A contestação do valor é justamente o entrave nesse tipo de processo. O ente que deseja desapropriar uma área envia engenheiros que fazem a avaliação do imóvel ou terreno [veja info]. "No caso do Município, a avaliação dos imóveis é feita por três engenheiros da Semopi [secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura]. A avaliação é justa. Não é valor especulado por corretor", explica o procurado do Município, Thiago Tavares. "Esse valor é depositado em juízo e o juiz defere ou não a emissão de posse prévia", acrescenta.

Salários no TJ têm gratificação polêmica


Os salários de servidores de nível superior no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte atraíram a atenção da opinião pública  na semana em que o Judiciário divulgou a lista de vencimentos, cumprindo resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Oficiais de Justiça tiveram, em junho, média de remuneração liquida mensal de R$ 11.419,81 e  os Técnicos Judiciários de R$ 10.973,13. Comparados com um professor em fim de carreira (nível 6/classe J), com salário base em torno de R$ 3.900,00, ou com um médico em início de carreira nos hospitais públicos (salário base de R$ 4.741,00 para 40h/semanais), os servidores no TJRN estão "alguns degraus acima, em termos salariais, dos colegas de nível superior" em outras categorias no serviço público.   

A diferença salarial tem explicação. Ela não é exclusiva de especificidades da carreira do Judiciário nem ocorre em função da falta de valorização do papel de outras categorias de servidores. É resultado de um mecanismo criado em 1994 e ainda vigente. Trata-se da Gratificação de Técnico Nível Superior (GTNS), implantada através da lei 6.719/1994 e que garante ao servidor do Judiciário receber 100% sobre o salário base.

sábado, 28 de julho de 2012

Cristiane marca no fim contra Nova Zelândia e classifica Seleção


A Seleção Brasileira feminina de futebol teve uma atuação totalmente distinta em relação à estreia nos Jogos Olímpicos contra Camarões. Neste sábado, as comandadas do técnico Jorge Barcellos trocaram a alegria dos cinco gols do jogo anterior por um futebol sem imaginação. Ainda assim, foi o suficiente para vencer por 1 a 0 a Nova Zelândia, no Millenium Stadium, Cardiff (País de Gales).

AFPCristiane marca no fim contra Nova Zelândia e classifica Brasil
Cristiane marca no fim contra Nova Zelândia e classifica Brasil
Sem inspiração ofensiva, o Brasil foi uma presa fácil para a marcação da Nova Zelândia durante quase todo o tempo. Aos 40 minutos do segundo tempo, encontrou, porém, um gol em uma jogada de bola parada.

Com o resultado, o Brasil soma seis pontos no grupo E e consegue a classificação antecipada para as quartas de final. Agora, aguarda o outro jogo do grupo, entre Grã-Bretanha e Camarões, para saber a posição real no grupo.

O Brasil volta a jogar pelo grupo E dos Jogos Olímpicos de Londres na terça-feira, às 15h45 (de Brasília), diante da Grã-Bretanha, em Wembley (Londres). No mesmo dia e horário, a Nova Zelândia enfrenta Camarões.